A carne, é composta quase que exclusivamente de tecido muscular esquelético, com alguma musculatura lisa somente como componentes de paredes de vasos sanguíneos. ... Cada musculo é coberto com uma fina camada de tecido conjuntivo que se ramifica para o seu interior.
O Músculo pode ser da carcaça dianteira, traseira ou outros músculos junto com outros cortes, o músculo do dianteiro é um tipo de corte da carne bovina que está localizado na parte dianteira do animal que representa 6,10 % dela.
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes. Ajude a inserir referências. O Músculo (ou garrão) é um tipo de corte da carne bovina, existe o músculo da parte traseira e dianteira do gado, a parte traseira representa, aproximadamente, 5,98% da carcaça.
O músculo bovino é considerada uma carne de segunda que, se cozida do jeito certo, desmancha na boca e fica irresistível. É baratinho, em relação às outras partes do animal, e possui ferro heme, que é absorvido pelo corpo de maneira mais eficiente.
O melhor das carnes
A Costela Ripa exige um tempo de cozimento maior para amaciar suas fibras, é geralmente utilizada para churrasco ou cozida com legumes. A Costela Ponta de Agulha ou Minga é considerada a “rainha das churrasqueiras” tende a ser mais macia pois é mais próxima do filé.
É o corte constituído das oito últimas costelas e massas musculares correspondentes anteriores ao vazio e resultante da divisão da ponta-de-agulha. Limites: Anterior: borda anterior da sexta costela.
A COSTELA RIPA exige um tempo de cozimento maior para amaciar suas fibras e é geralmente utilizada para churrasco ou cozida com legumes. A COSTELA PONTA DE AGULHA OU MINGA é considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo mais macia, pois é mais próxima do filé.
Friboi
Costela é a carne preferida dos gaúchos, daí a denominação “Costela Gaúcha”, que costumam assar as peças inteiras no fogo de chão. Uma peça inteira de costela completa (como é chamada) pesa, em média, mais de 20kg. É o corte com maior variedade de texturas, sabores e aromas dentro de uma mesma peça.
Vai fazer costela?
Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.
Costela ripa – localizada na parte mais anterior da caixa torácica do animal, apresenta ossos maiores, todos na transversal e possui uma textura mais seca, com pouca gordura.
Corte os pedaços grandes de gordura na parte de trás da costela. Vire a peça toda de forma que a parte de trás coberta de gordura fique exposta. Use uma faca afiada para cortar a gordura e vá puxando os pedaços com a outra mão. Vire a peça e corte entre os ossos.
Use uma faca afiada para passar por baixo da membrana. Localize uma costela no meio da peça tateando com os dedos até encontrar um osso firme. Na base dessa costela, do lado mais perto de você, segure a faca de entalhe na horizontal e empurre a ponta afiada entre a costela e a membrana que está cobrindo ela.
Modo de Preparo
O corte é extraído das costelas do traseiro e dianteiro do boi no sentido transversal ao dos ossos e ganhou este nome devido ao formato de tira entre os ossos e a carne. As espessuras das carnes variam de acordo com a idade do animal e a quantidade de gordura entremeada na carne.
O clássico prime rib é retirado entre a 6ª e a 12ª costela do boi. Lá fora, ele é conhecido inicialmente como Standing Rib Roast, que pode ser a peça inteira ou com, pelo menos a presenca de dois de um total de sete ossos.