O glúten está presente nos produtos, farinhas e derivados dos seguintes cereais: trigo, cevada, triticale, trigo de Khorasan, centeio (da tribo Triticeae, subfamília Pooideae).
"Seu teor calórico pode até triplicar devido ao xarope de guaraná e banana, que geralmente lhe são acrescentados para sua comercialização", destaca Michelle. Portanto, na sua forma natural o açaí não causa tanto impacto no peso, "já que é rico em fibras e possui somente o açúcar natural da fruta.
Tabela de informação nutricional
1. Não contém glúten. "A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal", diz Andrea. O alimento também pode ser consumido por diabéticos.
Existem proteínas que podem substituir o glúten na dieta Com a retirada do trigo, centeio, cevada e aveia da alimentação, outros cereais podem ser utilizados por quem precisa tirar o glúten da alimentação, dentre eles, o farelo de arroz, a fécula de batata, farinha de mandioca e milho.
FÉCULA DE BATATA, DE MANDIOCA E ARARUTA Ajudam a dar leveza, maciez e flexibilidade equilibrando as farinhas de estrutura e ajudando também a unir todos os ingredientes. Tem sabor neutro e são pouco nutritivas – são farinhas refinadas, assim como os polvilhos.
Como empanar sem farinha de rosca? Aprenda a substituir o ingrediente