A adolescência consiste no período do desenvolvimento humano de transição entre a infância e a vida adulta. Caracteriza-se por um processo de maturidade crescente, que envolve uma série de transformações físicas, emocionais, cognitivas e sociais.
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.
O jovem começa a dedicar mais tempo ao pensamento e aos processos que não estão limitados à experiência empírica. Os planos a longo prazo passam a ocupar um papel muito importante para o adolescente. A imagem, ainda que continue sendo relevante, começa a deixar de ser um dos pilares fundamentais da própria identidade.
Os principais interesses de estudo nesta época foram: o desenvolvimento intelectual, maturação e crescimento. Começa-se a criticar os métodos existentes de pesquisa na área do desenvolvimento humano. Sendo que a maioria das pesquisas ainda usa métodos descritivos e normativos.
A psicologia do desenvolvimento humano basicamente estuda o comportamento do ser durante a vida. A Psicologia do Desenvolvimento Humano, estuda o desenvolvimento do ser humano nos aspectos: intelectual, social, físico, emocional, desce o nascimento até a idade adulta.
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. ... O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.
Questionário: 1 - Defina a psicologia do desenvolvimento e seus objetivos: Objetivos: A psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo a descrição e a explicação de mudanças nos comportamentos e nos processos mentais, ao longo do tempo e através dos ciclos vitais.
O período formativo (1882-1912) O estabelecimento da data de nascimento da psicologia do desenvolvimento é motivo de alguma controvérsia. Em 1882, Preyers (1841-1897) publicou o livro “The mind of the child” que segundo Cairns (1983) impulsionou as pesquisas na área de desenvolvimento.
A diferença entre desenvolvimento e aprendizagem no universo profissional. iStock / Getty Images Plus / UberImages A aprendizagem é um processo em que o indivíduo adquire conhecimento, enquanto o desenvolvimento consiste no aprimoramento de uma habilidade.
Nessa concepção, a importância da Psicologia da Aprendizagem tem como objetivo lógico e único o estudo do homem psicológico em distinção às outras espécies “irracionais”. Ela estuda a evolução da capacidade intelectual, motora, sociável e afável do ser humano.
A criança ou o aluno é o fator chave no processo de ensino e aprendizagem. A psicologia educacional ajuda o professor a conhecer quais são seus interesses, atitudes, aptidões e outras capacidades e habilidades adquiridas ou inatas.
Denomina-se aprendizagem ao processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência. A aprendizagem compreende três tipos de domínios: o domínio psicomotor, domínio cognitivo e o domínio afetivo. ...
Um estudo feito em 1990, pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, da Universidade de Harvard, já mostrou isso....Dessa forma, saberá que tipo de pessoa se encaixa em cada um deles.
Adaptadores, assimiladores, divergentes e convergentes são os quatro estilos de aprendizagem, segundo David Kolb.
Modelos de aprendizagem podem ser definidos como maneiras ou processos pelos quais as pessoas aprendem ou constroem conhecimentos. ... Teorias de Ambientalistas: entendem a aprendizagem como sendo, em grande medida, decorrente do ensino em ambientes formais de transmissão do conhecimento historicamente sistematizado.
Para que a aprendizagem organizacional funcione de fato é necessário que os gestores e responsáveis pensem nos três pilares: Ambiente e relações; Estrutura; Políticas e ações gerenciais.
A aprendizagem organizacional considera que todos os conhecimentos, informais ou formais, podem ser aplicados no cotidiano dos colaboradores para trazer melhores resultados para a empresa. Este conjunto de informações também pode ser utilizado para que a companhia crie seu próprio modelo de gestão.
A aprendizagem organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar os resultados extraordinários que almeja no mercado em que atua.