Para aplicar o baguá na sua casa ou apartamento, você pode começar abrindo sua planta baixa – ou desenhá-la você mesmo, com o máximo possível de proporcionalidade entre os cômodos. Em seguida, imprima um baguá, recorte-o e coloque-o sobre a planta baixa.
Nesta área colocar: plantas, ervas, imagens de natureza, bambu e tudo o que for de madeira, tudo o que for alto e que representa crescimento vertical. Há também outros elementos próprios da cultura chinesa para acionar ainda mais o fluxo de energia deste ambiente.
Coloque o ba-guá acima do batente da porta de entrada, no centro ele. Se tiver duas entradas, um ba-guá para cada uma com espelho no centro. O baguá com espelho plano é o mais usado por representar a vontade dos moradores em harmonizar com a Natureza e seus ciclos.
Use um lápis para marcar onde a parte superior do espelho deve ficar na porta. Segurando o espelho, faça uma pequena marcação com o lápis logo acima da borda superior. Isso dará a você um ponto de referência quando for centralizar o espelho na porta. Não é necessário marcar os cantos do espelho.
Ative os Guás do Baguá São elas: Trabalho, Espiritualidade, Saúde, Espiritualidade, Sucesso, Relacionamento, Criatividade, Amigos e Viagens. Todas elas têm de fluir de forma harmônica. No comércio, é importantíssimo que as áreas de Sucesso e Prosperidade, especialmente, estejam ativos, em harmonia.
Para aplicar o baguá no cômodo, você sempre considera a área do trabalho, a parede onde se encontra a porta de entrada do ambiente. Voltando a parede enviesada para corrigi-la você pode colocar um cristal em cada canto da parede no mesmo ângulo e um no centro, como esta a bolinha roxa na planta.
Feng Shui Lógico utiliza o Baguá adaptado para o Hemisfério Sul aqui em nosso Hemisfério. É aplicado no centro da construção com o auxilio da bússola, conectando a sua casa com os pontos cardeais e os ciclos da natureza. Trazendo mais vida e prosperidade para sua vida.
Você deve colocar a bússola no chão, no centro da sua casa, e observar para onde aponta o Norte. No caso de dúvida, você pode colocar a bússola na palma da sua mão, desde que esteja com um sapato que tenha borracha que vai isolar.
Como achar o Norte no Google Maps (e outros pontos cardeais)
Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce. Sul (S): o lado que fica em suas costas ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
Levante o seu braço esquerdo e nesse sentido estará o Oeste. À sua frente você encontrará o Norte. Atrás de você estará o Sul. Norte, Sul, Leste e Oeste são os pontos cardeais, que nos orientam.
Meios de Orientação e Localização
A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás e, consequentemente, o oeste encontra-se na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.
Podemos nos orientar pelo sol, usando os pontos cardiais, já que o Sol sempre sai pelo Leste. Se olharmos para o sol do meio-dia, no hemisfério norte, isso nos indica: o leste está à nossa esquerda, o oeste à nossa direita, o sul à nossa frente e o norte às nossas costas.
O Sol, de acordo com o seu movimento diurno, indica-nos quatro pontos cardeais: – O nascer do Sol ocorre a ESTE (nascente, leste ou oriente); – Ao meio dia, o Sol indica o SUL e a sombra o NORTE; – O pôr-do-sol indica o OESTE (ocidente ou poente).
O Sol “nasce” a este, “põe-se” a oeste e, a meio do dia, encontra-se na posição mais alta que, no hemisfério norte, indica o sul. Quando nos queremos orientar à noite, podemos observar as estrelas. Uma vez que o céu do hemisfério norte é diferente do céu no hemisfério sul, a forma de orientação é também diferente.
Resposta. Resposta: Eles podem se guiar pelas constelações, pela lua e etc.
Apesar da importância da bússola até os dias de hoje, existem aparelhos de orientação mais eficientes, geralmente orientados por sinais de radar ou satélites, devido a isso conseguem emitir informações de qualquer ponto da Terra, tais como altitude, distâncias, localização entre outras.
Os povos antigos se orientava pelas posições das estrelas. Para reconhecer facilmente o céu, eles imaginavam, a partir de certos grupos de estrelas, figuras no céu. Esse grupo de estrelas ocupam determinadas regiões da esfera celestes designadas por constelações.
O homem no começo de tudo se orientava pelas Estrelas,depois teve a bussola/rosa dos ventos. E hoje em dia se localiza por todas as maneiras citadas e pelo GPS.