A observação direta é uma técnica de coleta de dados que utiliza os sentidos para compreender determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar.
Toda pesquisa, para ser realizada, necessita de um levantamento de dados. E é por meio da documentação direta e da indireta podemos obter tais dados. ... Já a documentação indireta é feita a partir de fontes de dados coletados por terceiros, podendo o material da pesquisa já estar elaborado ou não.
Na chamada da citação, faça constar o sobrenome do entrevistado e o ano da entrevista. Exemplo no sistema autor-data: (FREITAS, 2015). 3) No rol de referências, registre: “SOBRENOME, Prenome do entrevistado. Nota indicando a origem da entrevista.
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do entrevistado. Título da entrevista. [Entrevista concedida a] Nome do Entrevistador. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p.
Citação Direta
A seção de análise dos dados tem por objetivo organizar e sintetizar os dados coletados e, obviamente, atingir os objetivos propostos. Essa análise deve ser embasada no referencial teórico, sustentando, segundo os autores citados, as afirmações ou negações.
Para que este objetivo seja cumprido, existe uma metodologia que deve ser seguida, pois é preciso reunir informações e conceitos sobre o tema em questão, buscar por materiais de referência e também realizar uma análise crítica sobre tudo o que foi encontrado pelo autor do trabalho.