Embolia é a ocorrência de qualquer elemento estranho (êmbolo) à corrente circulatória, transportado por esta, até eventualmente se deter em vaso de menor calibre. Tipos de embolias: Embolia direta: é a mais freqüente. Êmbolos se deslocam no sentido do fluxo sangüíneo.
Conforme já mencionado, a embolia pulmonar ocorre quando um coágulo de sangue, gordura, colágeno, parte de um tumor ou bolhas de ar dificultam a passagem de oxigênio para a área. Geralmente estes coágulos são provenientes das veias das pernas, o que caracteriza a Trombose Venosa Profunda (TVP).
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica, e como toda cirurgia também apresenta alguns riscos, como hematomas, infecção e, até, perfuração de órgãos. Porém, são complicações muito raras que, geralmente, não acontecem quando a cirurgia é feita em uma clínica de confiança e com um cirurgião experiente.
Medidas que limitem o aumento da pressão intraóssea como manutenção de orifício de ventilação também pode prevenir a embolização. Ventilação adequada do paciente no intraoperatório tem potencial para reduzir o aparecimento de embolia gordurosa.
A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como: