Na fábrica de Highland Park (EUA), a linha de montagem, começou a se mover no dia 7 de outubro de 1913 e pela, primeira vez na história, os carros passavam na frente dos operários, que ficavam parados, ao contrário do que acontecia antes.
Henry Ford
Atualmente, o conceito de linha de montagem em indústrias é entendido como algo simples e comum. Porém, no início do século passado, quando foi criado por Henry Ford, se mostrou um método revolucionário que permitiu aumentar significativamente a produção industrial.
Assim, juntando com as teorias do Taylorismo, Ford pensou na reversão do processo, ou seja, a Linha de Produção para montagem de automóveis. A partir de 1913, a produção Fordista fez com que cada automóvel fosse montado em 93 min.
Fordismo
Desse modo, o fordismo viveu o seu auge apenas durante o período de expansão econômica pós-guerra, entre 1945 e 1973. ... Nesse sentido, o fordismo é um modo de regulação que envolve a acumulação e um estado de bem-estar social, e não apenas um modo de produção em massa.
Geografia. O fordismo foi um modelo de produção industrial utilizado amplamente nos Estados Unidos e revolucionou a produção de automóveis, sendo adaptado para outras indústrias ao longo dos anos. Como o nome já diz, foi um modelo criado pelo idealizador das indústrias Ford, Henry Ford.
Denomina-se linha de montagem ou cadeia de produção o processo que divide a fabricação de um produto em trabalhos especializados dentro do próprio processo produtivo. Estes trabalhos de produção são levados a cabo em fases ou etapas seguindo escrupulosamente uma sequência pré-definida.
Resposta: A linha de produção industrial, dentro do conceito que conhecemos hoje, teve início em meados de 1910. Porém, seu esquema já havia sido idealizado em 1908, por Ford, que visava otimizar a produção de seus veículos. Um dos principais objetivos do empresário que deu nome à sua companhia.
8 Dicas para criar um layout perfeito
1 leiaute, anúncio, arranjo, delineamento, design, esboço, espelho, esquema, plano, projeto, rascunho.