Podemos usar também a seguinte fórmula para calcular o ABV:
ABV e IBU. É nada menos do que o teor alcoólico da cerveja. ... Assim, existem cervejas de baixo ABV, até 4,5%; médio até 6% e as fortes com 6% ou mais de teor alcoólico. Algumas cervejas que são envelhecidas em barril, em geral, tem no mínimo 10% de ABV.
Os valores de IBU são iguais à concentração de iso-alfa-ácidos diluídos na cerveja, seguindo a regra 1 IBU = 1mg de iso-alfa-ácido por litro.
Fechando a série de artigos sobre lupulagem da cerveja, vamos ver o quanto de lúpulo devemos utilizar para obter o amargor necessário para aquele estilo....Curva de conversão.
O Lúpulo e os Estilos de Cerveja
A Magrela, por exemplo, é um rótulo criado pela Cervejaria Nacional, de São Paulo, que não conta com nenhum tipo de lúpulo em sua receita. No lugar do ingrediente, a cerveja conta com flores, folhas, raízes e seleção de ervas, como erva doce, cravo, canela, coentro, louro, pimenta etc.
BrewDog
Com 35% de álcool, ela bate um recorde estabelecido pela própria Cuesta em 2019, quando a marca lançou a primeira versão da Beer Brandy, que tinha 30% de álcool por volume e conquistou o título de cerveja mais potente do País.
Conheça agora as 13 cervejas mais fortes do mundo
10 cervejas mais fortes (alcoólicas) do mundo
Eu só sei que eu acho a Bohemia melhor pela lupulagem, seguida pela Original que tem um ótimo nível de amargor com sabor, depois Brahma Extra que é mais encorpada, depois Brahma, atrás vem a Itaipava, Antarctica e depois a Skol. E acho a Antarctica mais amarga, Brahma mais forte e Itaipava mais leve.
Skol