Jogos Competitivos são aqueles em que há vencedores e vencidos. Sua principal finalidade é estimular a competição justa entre os participantes e aprender a lidar com vitórias e derrotas.
Os jogos cooperativos são as dinâmicas de grupo que promovem, como o nome diz, a cooperação, o espírito de equipe e a ajuda mútua entre os integrantes dos times. O intuito é ajudar a criar cultura de parceria, em que as pessoas não participam para ganhar, mas sim por todo o processo que leva à meta comum./span>
Classificação dos Jogos Cooperativos Os jogos cooperativos se dividem em quatro categorias principais: Jogo Cooperativo sem perdedores, Jogo de resultado Coletivo, Jogos de inversão e Jogos Semi-cooperativos. Nesses jogos normalmente não se tem perdedores, todas as pessoas jogam juntas para superar um desafio comum./span>
Jogos semi-cooperativos, onde um grupo continua jogando contra o outro, mas a importância do resultado é diminuída, o jogo se torna envolvente e é prazeroso para os participantes, nesse jogo todos têm as mesmas oportunidades (ORLICK, 1989).
Jogos cooperativos de inversão: são jogos em equipes, mas o resultado depende da participação e do esforço coletivo. Exemplo: num jogo recreativo de futsal, sempre que um participante marcar gol, passará a fazer parte da equipe contrária à sua.
4- Princípios dos Jogos Cooperativos Segundo Barreto, (2000. Apud Soler, 2011-c.), os jogos cooperativos baseiam-se em cinco princípios fundamentais que são: inclusão, coletividade, igualdade, desenvolvimento humano e processualidade.
O jogo Toque e Confiança visa estabelecer relações de confiança e parceria em um clima descontraído, proporcionando o fortalecimento do grupo e a empatia entre as pessoas./span>
JOGOS COOPERATIVOS DE CRIATIVIDADE, SINTONIA E MEDITAÇÃO: São jogos que estimulam a expressão da imaginação, intuição e criatividade. Nesses jogos os participantes podem expressar o que perceberam e descobriram em si mesmos e no grupo.