Meio = numeral fracionário. Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha. Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste.
Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. ... Dessa forma, os tipos de advérbio podem indicar lugar, tempo, modo, intensidade, dúvida, afirmação e negação.
Classificação dos advérbios
Classificação dos Advérbios
Relação de Modo: andar com cuidado, trabalhar com capricho. Relação de Oposição: lutar com as paixões, jogar com os argentinos. Relação de Assunto: falar de futebol. Relação de Causa: morrer de fome, tremer de medo / de frio.
A forma devido, que significa «ter como causa», corresponde ao particípio passado do verbo dever-se, pelo que deve concordar em género e número com a expressão nominal que modifica: a) «A morte do prisioneiro foi devida a um ataque cardíaco.» b) «No registo de óbito, podia ler-se “morte devida a um ataque cardíaco”.»
Principais Relações estabelecidas pelas Preposições
Significado de Devido adjetivo Que consiste na dívida; diz-se da obrigação ou dívida que é objeto de débito: pediu para pagar aquilo que lhe é devido; devida consideração. substantivo masculino Aquilo que é merecido; justo. Aquilo que se deve; o que é alvo de dívida: o devido foi pago.