A definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a zoonoses como “Doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos” (OMS, 2016).
[ Medicina, Veterinária ] Relativo a zoonose ou a doença infecciosa de animais, geralmente transmissível ao ser humano (ex.: doenças zoonóticas; potencial zoonótico; transmissão zoonótica).
Zoonoses são doenças infecciosas de animais capazes de ser naturalmente transmitidas para o ser humano. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser micro-organismos diversos, como bactérias, fungos, vírus, helmintos e rickettsias.
MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.
Em epidemiologia, morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
Mortalidade está ligada à um conglomerado que morreram em um determinado tempo; Letalidade está se referindo como uma doença específica pode matar pessoas; Morbidade é o tempo que pessoas adquiriram uma doença.
Mortalidade geral, mortalidade infantil, mortalidade materna e por doenças transmissíveis são os mais utilizados para avaliar o nível de saúde de uma população.
(Coeficiente Geral de Mortalidade) Número de óbitos, expresso por mil habitantes, ocorridos na população geral, em determinado período. Expressa a intensidade da ocorrência anual de mortes em determinada população.
Os dados de Mortalidade podem ser obtidos através de: CD-ROM, distribuído pela Secretaria de Vigilância em Saúde; Consultas na home-page do DATASUS em Informações de Saúde – Mortalidade. Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde (Sistema de Informação).
O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) é um sistema de vigilância epidemiológica nacional, cujo objetivo é captar dados sobre os óbi- tos do país a fim de fornecer informações sobre mortalidade para todas as instâncias do sistema de saúde.
Apresentação. O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) foi criado pelo Ministério da Saúde em 1975 para a obtenção regular de dados sobre mortalidade no País. ... Com base nessas informações é possível realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas na área.
Acesse a página de download de dados do DATASUS, como descrito acima. Escolha “SIM” no menu interno da página e clique em “Acesse o SIM” para chegar à página de transferência (link direto).
Logar no sistema web, no endereço http://44/sim/menu_principal.asp. Selecionar o menu Ferramentas ⇨ Atualização de dados ⇨ Retroalimentação de dados. Selecionar o tipo de retroalimentação, se por município de ocorrência ou residência, se necessário identificar o código do município (instalação estadual).
Ao acessar a página http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/, clique no link Informações de Saúde (TABNET) seguido da opção Estatísticas Vitais, no texto de apresentação, depois selecione a opção Nascidos Vivos e, em seguida, clique no estado de sua escolha.
Brasil, Ministério da Saúde. Banco de dados do Sistema Único de Saúde-DATASUS. Disponível em http://www.datasus.gov.br [Acessado em 3 de março de 2008] .
Como citar Ministério da Saúde nas normas ABNT
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Instituição, ano. nº de pág.
Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT
5 dicas para referenciar fontes de autoria governamental
Como usar o Menthor:
Para criar a bibliografia no Word, vá em “Referências” > “Estilo” e escolha seu tipo de citação.