Médicos de família atuam no sistema público e privado. O Programa Saúde da Família, no setor público, é responsável por muitos atendimentos diários, mesmo enfrentando problemas de estrutura, para se inscrever é necessário procurar uma Unidade de Saúde da Família na região onde o paciente mora.
A Medicina Comunitária buscava uma medicina simplificada, retornando no tempo, buscando a medicina anterior à grande explosão tecnológica. Buscava também a inclusão diferenciada das camadas sociais marginalizadas pelo processo de desenvolvimento.
Médico de referência É o profissional da Medicina em quem você concentra todas as informações e cuidados da sua saúde, independentemente da fase da vida ou do contexto em que a procura aconteceu.
O Médico de Família atende de maneira continuada, mais próxima e humanizada, resgatando o vínculo entre médico e paciente. Ele acompanha o histórico e cuida da saúde do seu cliente de maneira integral, sem olhar apenas o sintoma.
O Médico generalista é aquele que possui especialização em Clínica Geral ou em Saúde da Família. Ele está capacitado para realizar diagnósticos e indicar cuidados mais generalistas, avaliando o paciente de forma mais integral e sem observar uma área específica.
O médico é o profissional que busca diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes. Ele pode ser generalista, ou seja, atender todos os tipos de encaminhamentos da área da saúde, ou especializado em alguma atividade ou função específica.