Ter uma postura profissional é muito importante para construirmos uma imagem positiva frente aos nossos colegas, líderes e clientes. Pessoas assim constroem uma reputação duradoura, o que faz com que sejam sempre lembradas com carinho, admiração e respeito.
A postura profissional é o conjunto das suas características pessoais e as atitudes tomadas no ambiente de trabalho. Sua postura no trabalho é formada por sua conduta ética, hábitos, habilidades, conhecimentos, comportamentos e atitudes.
Assim, em uma empresa, é preciso observar de perto qualquer comportamento antiético que, mesmo institucionalizado, possa colocar em risco a convivência e o funcionamento da organização. Mentiras, fofocas, boatos, preconceitos, assédio sexual e moral são apenas algumas manifestações da falta de ética.
Também é importante evitar situações-limite, que podem levar a desfechos desagradáveis e irreversíveis, como paquerar algum colega ou subordinado. Casos como esses podem abalar gravemente o ambiente de trabalho, afetando o desempenho de todos os envolvidos e gerando uma má reputação para os gestores e colaboradores.
Ruim para os colaboradores, as atitudes antiéticas são ainda mais nocivas para as empresas. Elas podem prejudicar o clima organizacional, diminuir a produtividade, a harmonia entre os colaboradores, trazer prejuízos financeiros, render processos e ainda manchar a imagem das empresas junto a seus parceiros e clientes.
Outro comportamento que deve ser evitado no trabalho são as questões pessoais. Não deixe que sua vida pessoal interfira em seu trabalho. Evite fazer ligações, abrir emails ou mesmo acessar redes sociais pessoais. Lembre-se que você está em seu local de trabalho e você precisa de foco.
8 dicas para um bom relacionamento no trabalho
Independente da postura do colega, mantenha o respeito sempre. Isso se aplica também em relação a falar em altura adequada e cuidar dos espaços compartilhados. Lembre-se que há outras pessoas trabalhando no mesmo ambiente que você. Ser cortês é importante para manter a etiqueta no trabalho.
Falar muito: conversas ocasionais são inevitáveis, mas falar demais o tempo todo pode atrapalhar muito a concentração de colegas, afetando a produtividade; Paquerar: atitudes e roupas provocantes demais no trabalho estão no topo dos piores comportamentos que se pode ter no ambiente corporativo.
15 Hábitos que você deve evitar no ambiente de trabalho
São eles: o procrastinador, o reclamão, o sabe-tudo, o fofoqueiro e o pata de elefante. A seguir, vamos explicar quais são as atitudes negativas cometidas no ambiente de trabalho por pessoas consideradas tóxicas.
Veja quais características não podem faltar.
3 dicas para acabar com o clima pesado no ambiente de trabalho
Veja a seguir 6 dicas para lidar com um chefe insuportável:
“Ter um chefe chato vai te deixar mais maduro e vai te ensinar mais sobre as pessoas”. Para Irene, a melhor maneira para diminuir os surtos do seu chefe é nunca gritar. “Não se afete. Enquanto essa pessoa estiver falando alto, fale baixo e calmo.