Misto de teatro, música e dança, o cavalo marinho é festa de terreiro. ... A brincadeira é composta por música, dança, poesia, coreografias, loas, toadas e reúne cerca de 76 personagens, todos vestidos com máscaras, fitas, espelhos. Eles estão divididos em três categorias: animais, humanos e fantásticos.
Origem. O Cavalo Marinho nasceu de artistas que têm em comum o trabalho na cana-de-açúcar. Por este motivo, se liga a um Brasil que está na raiz da própria cana-de-açúcar. Consequentemente onde também começaram a surgir as primeiras necessidades.
Os personagens do cavalo marinho são humanos e animais: Mateus, Bastião, o Capitão, Catirina, seis galantes, duas damas, o Soldado, o Caboclo de Urubá, o Boi. O Capitão, cujo nome é Marinho, é quem faz toda a apresentação do espetáculo, usando um apito e montado em seu cavalo.
O corpo do cavalo-marinho é pequeno e bastante resistente, formado por uma série de anéis ósseos, e mede em torno de 15 cm a 18 cm. Esses peixes apresentam nadadeiras, que permitem sua natação, e são ativos durante o dia, apesar de sua pequena mobilidade.
Suas nadadeiras são bem pequenas e quase transparentes. Seus olhos movem-se independentemente, assim como os dos camaleões. Os cavalos-marinhos alimentam-se de pequenas larvas de camarões, moluscos e outros pequenos animais, como as pulgas-da-praia. Para capturar sua presa, eles sugam a água.
A alimentação desses peixes consiste de minúsculos animais, como as artêmias, que são pequenos crustáceos. O cavalo-marinho suga o alimento para a boca minúscula pelo focinho tubular. ... As pessoas gostam dos cavalos-marinhos por causa de sua forma interessante, e muitas os criam em aquários.
Os cavalos-marinhos são encontrados principalmente em águas rasas tropicais e temperadas em todo o mundo, e preferem viver em áreas abrigadas, tais como leitos de algas marinhas, estuários, recifes de corais ou mangues. Nas águas do Pacífico, da América do Norte à América do Sul, há cerca de quatro espécies.
No mundo, existem mais de 50 espécies de cavalos-marinhos distribuídas em todos os continentes, em regiões tropicais e temperadas. ... reidi, espécie mais facilmente encontrada, ocupa tanto os estuários, quanto o mar. Hippocampus erectus e H. patagonicus ocupam o ambiente marinho, sendo raros os registros em estuários.
Animal
Actinopterygii
A fêmea deposita os óvulos na bolsa incubadora do macho e ele os fecunda e carrega. Durante o período no qual o macho fica grávido, a fêmea está produzindo óvulos que serão fecundados no próximo acasalamento. O processo de gestação dura entre nove e 69 dias e os óvulos ficam protegidos durante todo o tempo.
Uma das maiores peculiaridades na reprodução do cavalo-marinho consiste na gravidez reversa. Estes animais não realizam a cópula, ocorrendo apenas a transferência dos ovos da fêmea para o macho, que são então fecundados na bolsa incubadora.
Para criar um Cavalo Marinho o ideal é ter um aquário somente para ele, dependendo do tamanho do aquário semente um animal. Um aquário de 100 litros pode conter até 4 no máximo. O aquário já deve estar estabilizado, ou seja, ter mais de 6 meses, com algumas algas coralineas ou pink por exemplo.
Diferenciados, os cavalos-marinhos caracterizam-se pela longa cauda, focinho e uma bolsa para proteger os ovos. No fundo do mar, conseguem se proteger dos predadores por meio de uma camuflagem natural. ... A grande diferença entre elas é o tamanho do focinho, mais longo no reidi.
5 – Cavalo-marinho Esse animal está em extinção e isso deveria ser motivo suficiente para que ele não fosse caçado, mas alguns lugares da Ásia ainda oferecem cavalos-marinhos como prato principal, cozidos e servidos com molho de mostarda.
Perissodáctilos
Os cavalos-marinhos são peixes. Eles vivem na água, respiram por guelras e têm uma bexiga natatória. Em contraste à maioria dos outros peixes, os cavalos-marinhos são monogâmicos e algumas espécies se acasalam para toda a vida. Os machos fazem a gestação dos filhotes, um fenômeno exclusivo no reino animal.
O macho é quem guarda os ovos na barriga e depois libera os filhotes. Com quatro meses, já estão com um tamanho ideal e podem se tranformar em um ótimo negócio: o cavalo-marinho é vendido para fora do país a US$ 13 cada um, cerca de R$ 25. Todo processo tem aprovação do Ibama.