Qual a função de um sistema operacional? Se não existisse sistema operacional, o computador não teria os gráficos, as imagens, recursos e os gerenciamentos em que ele gerencia os hardwares do computador.
Um sistema operacional possui as seguintes funções:
Portanto, um Sistema de Tempo Real é modelado através da divisão da aplicação em um conjunto de pequenas tarefas, com funções específicas, e que interagem entre si. Cada tarefa é executada de forma independente, mas elas precisam interagir entre si para que o sistema atinja seus objetivos.
Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa. Nos sistemas multiprogramáveis ou multitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações.
A grande diferença entre os dois tipos de sistemas é que em sistemas fortemente acoplados existe uma memória compartilhada por todos os processadores, enquanto nos fracamente acoplados, cada sistema tem sua própria memória individual.
SISTEMAS ON-LINE São também conhecidos como sistemas de tempo compartilhado (time-sharing). Permitem a interação dos u- suários com o sistema em cada fase do desenvolvimento de suas aplicações e modificá-las, se necessário.
Sistemas de tempo compartilhado, também conhecidos como time-sharing, são um gênero de multiprogramação. ... Cada processo tem uma fatia destinada a ele, quando termina-se a execução, ou chega-se ao final do tempo, é a vez de outro processo receber, ou continuar sua fatia, através de um sistema de fila simples.
Quando um sistema operacional permite a execução de mais de um programa ao mesmo tempo, ele é chamado de multitarefa e tem de lidar com procedimentos que concorrem quanto à utilização da capacidade de processamento do hardware.
São sistemas fortemente acoplados que compartilham o mesmo espaço de endereçamento e são gerenciados por um único sistema operacional. São também conhecidos como sistemas SMP. O tempo de acesso à memória principal pelos vários processadores é uniforme.
Um sistema embarcado (ou sistema embutido) é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. ... Fisicamente, os sistemas embarcados passam desde leitores MP3 a semáforos.
Resposta. Explicação: Sistemas embarcados são sistemas computacionais completos e independentes, mais simples que um computador de propósito geral (desktops), encarregados de executar apenas uma função determinada - tarefas pré-determinadas, com requisitos específicos - na qual executam geralmente repetidas vezes.
Quanto aos sistemas operacionais embarcados, assinale V para as proposições verdadeiras ou F para as proposições falsas. I) Sistema operacional embarcado ou embutido é um sistema encapsulado em um dispositivo e que executa tarefas específicas.
Quanto aos sistemas operacionais da terceira geração de computadores podemos afirmar: I. Na terceira geração de computadores com o surgimento dos circuitos integrados aparece o conceito de sistemas operacionais de tempo compartilhado (time-sharing), como exemplo o Multics.