É o último movimento antes do surgimento do modernismo na literatura, por isso é também considerado pré-moderno. Como o nome aponta, a poesia simbolista propunha um resgate dos símbolos, isto é, de uma linguagem que compreendesse uma universalidade.
A linguagem do simbolismo e a sinestesia Ou seja, é associar a subjetividade das palavras ou expressões de forma sensorial. Por exemplo: associar determinada fragrância de perfume a uma determinada pessoa.
Simbolismo é um substantivo masculino que significa um sistema de símbolos ou forma de expressão que utiliza símbolos para indicar fatos e ideias. Além disso, simbolismo também é o nome de um movimento literário que teve início no final do século XIX.
Os símbolos ajudam a criar um corpo que exprime os valores morais da sociedade, os ensinamentos, criando um sentimento de solidariedade entre os seguidores religiosos, ou funcionando como uma forma de trazer um adepto mais perto de seu deus ou deuses.
Simbolismo (Portugal) – resumo, autores, dicas e questão comentada. O Simbolismo começou em 1857 com a publicação de As flores do Mal, de Charles Baudelaire (1821 – 1867). ... Em Portugal, o movimento iniciou-se com o livro Oaristos (1890), de Eugénio de Castro (1869 – 1944).
O fato de preferirem as palavras névoa, neblina, e palavras do genêro, transmite a idéia de uma Obsessão pelo branco (uma característica não tão importante do simbolismo) como podemos observar no poema de Cruz e Sousa: "Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!...
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
19 de março de 1898
Cruz e Sousa
A entrada é gratuita e haverá performance e leitura de poemas de Cruz e Sousa (1861 – 1898), ícone da literatura catarinense e precursor da poesia simbolista no Brasil.