Exercendo não apenas funções relativas às sensações e articulação de palavras, ela também auxilia na mastigação e deglutição; ao misturar a saliva com o alimento, pressionar o bolo alimentar contra os dentes, e depois empurrar este para a faringe.
A língua desempenha papel importante na mastigação dos alimentos, pois pressiona o bolo alimentar contra os dentes além de misturar a saliva com o alimento. Além disso empurra o alimento para a faringe, iniciando o processo de deglutição.
Exercício 2. Chupar uma bala colocando ela na ponta da língua e no céu da boca, sugando a bala contra o céu da boca, sem nunca morder ou colocar a bala entre os dentes. Pode-se ficar com a boca entreaberta para criar mais resistência, aumentando os benefícios desse exercício.
Saiba como tratar língua cortada “Beber água fria, evitar temperos fortes e sal em excesso e manter uma alimentação leve são cuidados importantes para aliviar os sintomas iniciais”, indica a odontologista. Em quadros mais severos, o profissional pode receitar o uso de medicações, para controlar a dor e inflamação.
As rachaduras na língua ou língua fissurada indicam a presença de sulcos, sinalizando uma falha no funcionamento do corpo humano. Em alguns casos, as rachaduras na língua são algo genético, ou seja, não provocando qualquer problema de saúde, dor ou qualquer tipo de mal-estar na região.
A língua fissurada é assim chamada por possuir sulcos profundos no dorso da língua. Sua causa é genética. Pode ser observada em crianças e se tornam mais evidentes com o envelhecimento. As pessoas mais afetadas são aquelas que possuem psoríase ou determinadas síndromes como Down, Sjögren entre outras.
A queimação surge porque ao se ingerir algo muito quente, a temperatura pode acabar provocando uma queimadura na língua, lábios, gengivas ou bochechas. Além disso, alimentos ácidos, como as frutas cítricas por exemplo ou comidas muito picantes, podem lesar a língua e causar uma sensação de queimação.
Duas ótimas opções de remédios caseiros que podem ser preparados em casa, tendo baixo custo econômico, para combater a sensação de boca amarga são tomar o chá de gengibre em pequenos goles e usar o spray caseiro de camomila com linhaça sempre que necessário.