Considerando a maneira como as projeções são elaboradas, ou seja, os métodos utilizados e os resultados produzidos, existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).
A cartografia possui vários produtos, tais como: a carta, o mapa, a planta, o cartograma, o croqui, planta cadastral, entre vários outros produtos. ... Tais representações gráficas ou cartográficas são bem mais conhecidas como representações bidimensionais ou 2D.
3. A partir das técnicas cartográficas são feitas diversas formas de representação espacial. Assinale o item que contém tais representações. a) Os mapas, os blocos-diagrama, os gráficos e as pinturas.
Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, a produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas. ... Além da representação física, a cartografia é utilizada para ilustrar a realidade social, econômica, histórica e cultural.
Com a cartografia é possível estudar e monitorar fenômenos naturais, alterações no meio ambiente e na atmosfera, fazer a previsão do tempo, planejamentos ambientais e de rotas da aviação, observar vulcões, erosões de solo, inundações e saber os níveis do desmatamento.
Diferentemente da cartografia tradicional, que traça mapas de territórios, relevo e distribuição populacional, uma cartografia social faz diagramas de relações, enfrentamentos e cruzamentos entre forças, agenciamentos, jogos de verdade, enunciações, jogos de objetivação e subjetivação, produções e estetizações de si ...
O Mapa Social é uma ferramenta que tem por finalidade oferecer um panorama da realidade social do Estado do RS e dos municípios gaúchos. Para tanto, congrega indicadores sociais divulgados por diferentes instituições e órgãos públicos, inicialmente nas temáticas da educação, saúde e segurança pública.
A cartografia Social no Brasil ganha visibilidade na Amazônia, sendo utilizado como instrumento de luta das comunidades tradicionais da floresta (Acselrad,2008). Isso possibilitou a espacialização de diversos atributos presentes no território elencando os conflitos existentes.
Trata-se de projeto de pesquisa com impacto direto na realidade de povos e comunidades tradicionais distribuídas pelo bioma Amazônia que, capacitados, passam a proteger o seu território e evitam que ocorra o desmatamento na região.
Os tipos de cartografia social são determinados, na verdade, pelas populações que eles representam:
Por meio de diversas representações gráficas, há ganhos tanto para a organização espacial, a localização – como já dissemos -, a comunicação e a utilização para áreas variadas.
Por Conseguinte , a Cartografia e um fundamental da concepção de espaço geográfico Ex: Plantas , Cartas e mapas são representações da realidade espacial e auxiliam o educando a ler e interpretar o mundo .
Resposta. Resposta: Para a Geografia é também indiscutível a importância da forma de representação da informação geográfica, em essência dos mapas e da Cartografia. Através deles o geógrafo pode representar todos os tipos de informações geográficas, bem como da estrutura, função e relações que ocorram entre elas.
Entre as funções da cartografia, está o auxílio na orientação espacial. Por meio das técnicas cartográficas, cria-se uma série de produtos que nos auxiliam no estudo e compreensão de várias características do espaço físico, como: relevo. hidrografia.