Corte a ponta das estacas na diagonal e enterre numa mistura idêntica à usada para o plantio da azulzinha, mantendo a terra úmida e as mudas em local arejado. Logo elas terão soltados folhas e poderão ser transplantadas para o local definitivo.
São plantas de clima quente que não suportam geadas, gostam de sol pleno e rega moderada. Uma terra vegetal com composto orgânico rico em fósforo, ajudarão na florada. Precisam de podas de formação, ou de condução, para que sejam direcionadas para o lugar onde você quiser que estas trepadeiras cresçam.
Alamanda (amarela, roxa, vermelha)
Local de cultivo ensolarado e solo bem drenado. Na cova de plantio colocar húmus de minhoca, adubo orgânico composto de adubo animal e folhas decompostas e adubo granulado NPK formulação para um crescimento inicial vigoroso.
13 plantas para cobrir o pergolado
Se o pergolado estiver em um jardim, as mudas devem ser plantadas diretamente no solo. Já se ele estiver em uma varanda ou terraço, elas podem ser colocadas em vasos grandes de cimento ou jardineiras de alvenaria. Nesse caso, a dica é tratar todo o interior do vaso com pixe.
Deixar a parede com uma textura ou mesmo usar paredes que já tenham relevos e sejam mais ásperas conta como ponto positivo, pois ajuda a planta a se fixar melhor. Conseguir o efeito de revestimento total do muro com as trepadeiras deve ser um projeto de médio a longo prazo, já que elas demoram certo tempo para crescer.
Para ter um muro desse tipo é preciso ter um espacinho para plantar a trepadeira escolhida e direcioná-la para o muro. Se a intenção é preencher o muro rápido, plante a trepadeira em mais que um ponto. As plantas mais indicadas para esse tipo de técnica é a hera (Hedera helix) e a unha-de-gato (Ficus pumila).