No caso de controle de besouro amarelo (Costalimaita ferruginea vulgata), a própria poda de produção realizada após a colheita elimina as folhas atacadas, e nos frutos o ensacamento protege do ataque. Para o gorgulho (Conotrachelus psidii), utiliza- se o Inseticida Folidol®.
O besouro amarelo (Costalimaita ferruginea vulgata) é um inseto polífago, de ampla distribuição geográfica, que ataca diversas plantas cultivadas, como abacateiro, algodoeiro, bananeira, cajueiro, goiabeira e eucalipto, entre outras. Ataca as folhas mais novas e brotos da mangueira.
Cantárida. Cantárida (Lytta vesicatoria) é um besouro venenoso para humanos. Caracteriza-se por ter um corpo verde brilhante e alongado, com pernas e antenas finas. Esta espécie sintetiza uma substância chamada cantaridina.
COMO COMBATER BESOUROS NATURALMENTE
Atraídos pelos odores emanados da isca da cana mais feromônio, no interior do balde, ao pousarem na tampa, os insetos escorregam através dos funis e ficam presos no interior do balde. Para facilitar a passagem dos besouros para o interior do balde, a parte mais estreita e inferior dos funis deve ser cortada.
Como eliminar o besouro castanho: Métodos físicos Você deve manipular os fatores físicos do ambiente de armazenamento como temperatura, umidade relativa do ar, controlar a atmosfera do ar (CO2, O2 e N2), utilizar pós-inertes, remoção física, radiação, luz e som.
O Controle de cascudinho é realizado com o Colosso Pulverização, composto por três princípios ativos que agem sinergicamente: Cipermetrina - que é o inseticida mais eficiente do mercado; o Clorpirifós – também inseticida e com ação desalojante dos besouros das frestas/forro e a Citronela - que é um repelente natural.
Estes animais vivem debaixo de troncos velhos ou sob cascas de árvores. Medem de 5 a 10 cm, vivem nas florestas de carvalho da Europa. Alimentam-se na fase de larvas de madeira podre e na fase adulta de brotos, flores e seiva.
Onthophagus taurus
Basta começar a chuva e lá estão eles. Os bichinhos voadores se escondem embaixo do tapete, atrás dos móveis e até na roupa de cama. São milhares de espécies, mas, de acordo com especialistas, eles trazem mais incômodo do que perigo.
Geralmente são as mariposas, besouros, formigas aladas e alguns mosquitos, entre outros, as vítimas ideais desse tipo de armadilha.
Esses insetos desempenham função importante no ciclo da matéria orgânica, já que ao rolar e enterrar as fezes eles adubam a área e auxiliam na decomposição da matéria. Além disso, ao realizarem a “limpeza” nos pastos, eles atuam diretamente no combate a pragas.
Se notado imediatamente (minutos após o esmagamento), as pessoas devem generosamente lavar a área exposta com sabão e água. Compressas úmidas ou fiapos podem ser aplicadas na área com o objetivo de diluir a concentração da toxina, além de proporcionar alívio da dor para queimação e prurido.
joaninha
O barbeiro vive normalmente em rachaduras nas paredes de casas de adobe e tijolo de barro e, quando picam uma área da pele, ele defeca ao lado da picada. Quando a pessoa coça a região, parasitas presentes nas fezes entram na corrente sanguínea.
Entretanto, há registro de seis espécies de triatomíneos (barbeiros), uma grande variedade de reservatórios silvestres do T. cruzi e intenso processo de desmatamento que pode, ao longo do tempo, induzir à invasão e colonização de triatomíneos em áreas domiciliares e peridomiciliares”.
Na verdade, o protozoário que causa a doença é eliminado pelo Barbeiro em suas fezes. Quando a pessoa que leva uma picada do inseto coça esse local, pode levar as fezes eliminadas pelo inseto para a região da ferida. Assim, o protozoário acaba entrando na corrente sanguínea da pessoa, causando a doença de chagas.
O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.
Na fase crônica, a maioria dos casos não apresenta sintomas, porém algumas pessoas podem apresentar:
A doença é popularmente conhecida porque, na maioria dos casos, há um aumento significativo no tamanho do coração do paciente afetado. Isso ocorre porque as câmaras internas do coração doente aumentam de tamanho. A dilatação do coração impede que o sangue seja bombeado para o corpo da forma correta.