O antídoto para essa tendência de culpar os outros é a humildade. Ao contrário do que muitos acreditam, aprender a assumir a responsabilidade pelas consequências de suas ações e erros apenas fortalece e promove sua evolução como indivíduo.
Você está em uma relação codependente. Uma relação codependente é um tipo disfuncional de relacionamento onde uma pessoa vigia e controla as ações da outra. Então, ela se recusa a olhar para os seus próprios problemas porque sempre está vigiando as atitudes da outra pessoa.
É mais fácil culpar alguém por seu erro, do que admitir que errou. E isso não te torna esperto, te torna medíocre. O tempo parece curto demais quando o assunto é viver. Porque é mais fácil culpar o tempo que só passa sem se defender.
Chico xavier
Como assumir os próprios erros
Pessoas que carregam culpa e não se sentem merecedoras, inconscientemente destroem tudo em suas vidas. O sentimento de culpa é um dos piores que pode afetar o ser humano, uma vez que mantém o indivíduo preso ao passado. Durante a infância, aprendemos que devemos sentir culpa e vergonha ao cometer um erro.
“A culpa, quando não bem resolvida, pode levar a um sério desequilíbrio emocional. Afeta a autoestima, traz sentimentos de desesperança, além de deixar a pessoa mais ligada ao passado, o que inviabiliza, por exemplo, a viver o momento presente”, explica Fernanda. O primeiro passo é aceitar aquilo que fez – ou não fez.
Ausência de culpa: 1 inculpabilidade. Castidade nas questões do amor: 2 castidade, virgindade, virtude, donzelice, continência, abstinência, pudor, pudicícia.
2 transgressão, crime, delito, falta, infração. Remorso: 3 arrependimento, compunção, compungimento, contrição, lamentação, metanoia, penitência, pesar, pungimento, remordimento, remorso.
adjetivo Que foi dispensado; sem obrigação de; desobrigado, dispensado. Que está desobrigado do pagamento de certos impostos ou taxas. Que demonstra imparcialidade; justo, neutro: texto isento de julgamentos. Que não está completo; que necessita de; desprovido: isento de dedicação.
Fazer com que fique isento (sem obrigação); desobrigar-se: o chefe isentou-o de suas obrigações; isentou-se de trabalhos árduos. [Gramática] Verbo com duplo particípio: isentado ou isento.
1. Tornar isento; eximir, dispensar (de coisa obrigatória). 2. [Figurado] Tornar imune ou livre.
Isenção de taxas é a dispensa do pagamento de valores cobrados sobre determinados serviços. ... Por exemplo: A isenção de taxa de inscrição em concursos públicos é estabelecida para pessoas que estiverem escritas no Cadastro Único e para os integrantes de família de baixa renda.
A imunidade é determinada pela Constituição Federal sobre tributação de certas pessoas ou certos fatos, enquanto a isenção é o exercício da competência do ente da federação.