Samba-exaltação é um gênero de samba surgido em 1939. O momento de inauguração deste estilo de samba menos rústico e mais sofisticado, exaltando as qualidades e a grandiosidade do país, foi a composição Aquarela do Brasil, do mineiro Ary Barroso.
Parte-se a princípio em meio as características peculiares do samba – ritmo languido, sincopado, em andamentos médios, instrumentação com percussões-violões-cavaquinho-vozes, harmonia com tríades e tétrades apenas quando dominante primária ou secundárias, e melodia lírica. ...
Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-enredo são as três vertentes do samba carioca elevadas a patrimônio imaterial brasileiro – reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O samba exaltação é o nome de um gênero de samba que surgiu em 1939, com a composição Aquarela do Brasil, do mineiro Ary Barroso. ... Ele é caracterizado por composições "metarregionais", exaltando, por assim dizer, a cultura e natureza do país como um todo e não apenas de uma região específica.
Resposta. Resposta: Mas, mesmo com todas as diferenças regionais, samba ainda é uma coisa e pagode é outra. Samba é a coisa musical e pagode é um tipo de festa. ... Samba e pagode não são a mesma coisa.
Após o processo de pesquisa e da elaboração do dossiê que instruiu todo o processo junto ao Iphan, o samba-de-roda foi registrado, em Outubro de 2004, como patrimônio cultural imaterial do Brasil. ... O samba foi, então, escolhido, como expressão dessas raízes e do que seria a brasilidade.
O samba possui essas vertentes – pequenas variantes que conotam até mesmo estilo: samba-enredo, samba de breque, partido alto, samba exaltação, e até bossa-nova.
PERCUSSÃO