A composição da ração e a acesso a água também são fatores que podem influenciar o ponto de congelamento do leite. ... Quando os animais têm acesso restrito à água o ponto de congelamento diminui, reestabelecendo os valores da normalidade após 3 a 4 dias quando os animais voltaram a ter acesso irrestrito a água.
Ureia alta O aumento da concentração de ureia no sangue pode indicar que há grande quantidade de ureia sendo metabolizada pelo fígado ou que os rins não estão funcionando corretamente, havendo alteração no processo de filtração do sangue.
Conforme o RIISPOA, em um leite normal, o índice refratométrico no soro cúprico não deve ser inferior a 37º Zeiss. A simples adição de água (10% da quantidade amostrada) abaixa o índice de refração em 2,5 a 2,6º Zeiss. Este método é o mais utilizado para determinação do índice refratométrico do leite.
Para aumentar a gordura do leite, a recomendação é de que a dieta contenha, no mínimo, de 25% a 33% da MS de FDN e de 14% a 18% de FDNfe. Essa combinação é suficiente para manter a ruminação e a produção de saliva (tamponante) em quantidades ideais e, consequentemente, adequado funcionamento ruminal.
Segundo BLOWEY (1992), o leite de vaca é composto de cerca de 87,5 % de água e a porção sólida de 3,8% de gordura, 3,3% de proteína, 4,6 % de lactose e 0,8 % de sais minerais e vitaminas. Mais especificamente, o leite é uma emulsão estável de glóbulos de gordura e uma suspensão de micélios de caseína.
Baixo teor de gordura saturada: Significa que o alimento tem 1 grama, ou menos, de gordura saturada por porção e não mais de 15 por cento de suas calorias são provenientes de gordura saturada. Baixo teor de sódio: Contém os alimentos com 140 miligramas, ou menos, por porção ou por 100 gramas.
Valores de gordura corporal ideal para homem
Do total de sólidos, 3,9% corresponde à gordura, 3,2% a proteína, 4,6% a lactose e 0,9% aos minerais e vitaminas (Pinheiro & Mosquim, 1993). A variação do percentual de gordura e proteína em diferentes raças e composições raciais pode ser vista na tabela 1.
Há vários anos, vem sendo recomendada à população em geral a diminuição da gordura dietética, a fim de se prevenir doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes mellitus tipo 2, dentre outras doenças crônicas.
O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. As células de gordura estão localizadas sob a pele, abaixo da derme (região subcutânea) e entre as vísceras. São formadas por triglicerídios (união de três ácidos graxos livres com uma molécula de glicerol).
Elas são consideradas gorduras 'do bem' pois podem desempenhar um papel positivo na saúde do corpo como um todo. Em geral, as gorduras insaturadas elevam o colesterol considerado “bom” (HDL) e diminuem o considerado “ruim” (LDL), sendo associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares.
Por isso, o consumo na medida certa de gorduras é essencial. Uma pessoa que consome 2000 calorias por dia, por exemplo, não deve ultrapassar 66 gramas de gorduras totais, o que representa 30% do valor energético total da dieta.