Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo
Uma introdução bem-feita é capaz de apresentar ao leitor o tema que será tratado no texto e, ao mesmo tempo, prender sua atenção para seguir lendo o conteúdo. ... Esse trabalho começa no título e segue na introdução. Esta é a responsável por alavancar o restante do seu conteúdo, sem, todavia, entregar tudo logo de cara.
Uma dissertação costuma ser desprestigiada pela má utilização de frases feitas, provérbios e ditos populares. ... Caso o redator trabalhe com o senso comum, caso desses ditados populares, a parte estrutural do texto ficará prejudicada.
Caso o candidato use pronomes como da primeira pessoa do singular ou plural, como eu, me, mim, meu/minha e comigo ou nós, nos, nosso ou conosco, ele pode perder pontos em sua redação.
Sim, sem problemas. O maior erro é começar uma redação usando o próprio título do texto (isso jamais!). Sendo a redação argumentativa-dissertativa você terá domínio pleno no texto e irá expor sua própria opinião sobre determinado assunto. Além de defender uma tese para resolver o problema apresentado na redação.
Senso comum, “internetês” e pérolas – Usar ditados populares como forma de fundamentação teórica; – Usar “internetês” na redação como “vc, pq, oq”. – Usar falsos argumentos de autoridade, como citar uma fala de Karl Marx nunca dita e que até contradiz o pensamento de Marx; – Citar falsas estatísticas.
Verificado por especialistas. Sim, pode introduzir com "Segundo a lei...." ou " De acordo com a lei..." e não se esqueça de colocar o nome ou o contexto que a lei se infere.
Em geral, o título só é obrigatório se for pedido nas instruções da proposta da prova de redação. Caso contrário, ele é opcional – regra que se aplica principalmente à dissertação. Contudo, se a prova de redação trouxer gêneros variados, como a prova da Unicamp, o título poderá ser obrigatório.
Redação
Se você optar por colocar título na redação do Enem, é sempre bom ter uma ideia de como fazer isso....Apresente o título de forma correta
Primeira regra para fazer um bom título: ele deve ser curto! Procure usar no mínimo três palavras, e evite que o tamanho da frase seja maior do que metade da linha. O título não precisa ser, necessariamente, uma oração completa com sujeito e predicado, como “O desmatamento é o pior crime contra a natureza”.