A congestão é um processo passivo, resultado do efluxo externo deficiente de um tecido. Ela pode ser sistêmica como na insuficiência cardíaca ou localizada como na obstrução venosa isolada. O tecido é azulado (cianótico), quando piora a congestão levando ao acúmulo de hemoglobina desoxigenada nos tecidos afetados.
Nesse caso, a congestão ocorre porque o fluxo sanguíneo, que faria a digestão, é desviado do estômago para os músculos. Isso pode causar falta de oxigênio no cérebro e provocar suor frio, fraqueza, dor de cabeça, vômitos e desmaios. Casos de morte também podem acontecer, mas são raros.
O alimento permanece mais tempo no estômago e no intestino, podendo sofrer uma nociva fermentação provocada por bactérias. Já a água fria não traz problemas de digestão. Risco maior corre quem decide nadar depois de comer: o exercício físico atrai muito mais sangue para os músculos do que a água quente do banho.
A verdade é que o hábito de dormir com a barriga cheia pode causar desconforto e distensão abdominal, além de gases. Segundo Favalesso, a ingestão noturna de substâncias como bebidas alcóolicas, hortelã, menta e chocolate facilita o refluxo e causa sensações de azia e queimação.
Dormir sobre o lado esquerdo ajuda a melhorar a digestão
Uma pesquisa da Universidade de Oregon constatou que comer tarde da noite pode engordar. Isso acontece porque consumir alimentos calóricos perto da hora de dormir faz com que o corpo armazene energia, ao invés de gastá-la.
Outros eletrônicos devem ser evitados durante as refeições. O celular é o grande vilão em evidência atualmente, e é o que de fato faz mais mal na hora das refeições, pois há uma grande interação entre quem está comendo e o aparelho. Mas outros aparelhos eletrônicos também podem atrapalhar o momento da refeição.
Comer deitado pode aumentar o risco de desenvolver a doença do refluxo gastroesofágico, que além de causar desconforto, está taambém ligada a ataques de coração. Aquilo que é recomendado é que não esteja deitado até pelo menos duas horas depois de comer. Tem mais benefícios do que comer deitado.
Não deite após comer Ir para a cama logo depois de comer pode causar refluxo. O ideal é finalizar as refeições de duas a três horas antes de dormir. “Ao deitar, fazemos pressão dentro do abdômen e estômago, o que faz aumentar as chances do suco gástrico voltar para o esôfago.
No caso de quem tem refluxo, um estudo publicado pelo The Journal of Clinical Gastroenterology mostrou que o melhor é dormir virado para o lado esquerdo. Segundo a pesquisa, dormir para o lado direito pode causar um aumento do nível de ácido no estômago, o que intensifica os sintomas da doença.
A doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE, é uma doença do trato digestivo, caracterizada por um refluxo ácido crônico, que ocorre quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago.