Pode até demorar um pouco, mas o melhor é que essa fase inicial passa, e logo as coisas voltam ao normal. Esse retorno deve ser gradual, pois, como digo sempre, a mãe que volta da licença-maternidade, está na empresa em alguns momentos apenas fisicamente, porque mentalmente demora um pouco mais.
Como preparar a criança para a despedida? Adapte a criança aos poucos, explique que vai sair, mas volta. Deixe claro que você precisa trabalhar e que retornará mais tarde. “É importante que a criança tenha na cabeça que a mãe vai e volta, que é normal.
Procure perceber se o bebê se sente à vontade na presença dela, mas não deixe que durante esta etapa a babá tente brincar com ele. Espere até que ele olhe para ela ou comece a brincar sozinho e demonstre estar despreocupado; Deixe então que a babá comece a conversar com o bebê enquanto ele ainda estiver no seu colo.
- Deixar a conversa morrer, e não dar atenção quando a pessoa fizer uma tentativa de sustentar um assunto. - Não dar importância quando a pessoa falar que não está bem. - Não faça nada romântico. - Não assuma o relacionamento, e quando a pessoa te cobrar, diga que as pessoas sabem sim que estão juntos.