As veias cavas são um par de veias maiores no corpo. Existem duas veias cavas que são a veia cava superior e a veia cava inferior. A função dessas veias é transportar sangue desoxigenado de diferentes partes do corpo para o coração. Este sangue desoxigenado é então transportado através da artéria pulmonar para os pulmões, onde o sangue é oxigenado e enviado de volta ao coração, de onde é transportado de volta para todas as partes do corpo através da aorta.
A trombose da veia cava inferior é uma condição em que se forma um trombo que impede o fluxo sanguíneo na veia cava inferior. O trombo pode-se formar dentro da própria veia cava inferior, o que é raro, ou se formar em veias do sistema profundo das pernas e se deslocar até à essa veia, uma condição chamada de trombose venosa profunda (TVP).
By starting Exenin.com, My aim is to provides accurate medical information to our readers, in an interesting manner. I want to spread the knowledge and educate the readers as much as possible about various health issues which are diffusing the world.
Não existem válvulas separando a veia cava superior do átrio direito, o que permite a condução do sangue em direção à veia jugular interna durante a contração do átrio e do ventrículo direitos, em direção à veia jugular interna (visualizável como pressão venosa jugular).
Anatomicamente falando, as paredes das veias cavas são constituídas por três camadas de tecidos. A camada externa é composta de tecidos de fibras colágenas e elásticas. Essa camada torna a veia cava forte e flexível. A camada média é composta de músculo liso. A terceira camada é composta de revestimento de endotélio. Esse revestimento evita que as plaquetas se agrupem e permite o livre fluxo de sangue pelas veias.
As artérias do tronco incluem: aorta torácica, tronco celíaco, artéria mesentérica superior, artéria mesentérica inferior e artérias ilíacas comuns (com seus ramos terminais, as artérias ilíacas internas e ilíacas externas).
Os principais nervos do membro superior provêm do plexo braquial - formado pelos ramos ventrais dos nervos espinais C5-T1.
Seus principais ramos são os nervos musculocutâneo, axilar, radial, mediano e ulnar. Os dois primeiros inervam predominantemente o ombro e o braço, enquanto os nervos radial, mediano e ulnar suprem principalmente o antebraço e a mão. Os nervos peitorais lateral e medial também se originam do plexo braquial, mas inervam o músculo peitoral maior no tronco.
A veia cava superior esquerda persistente é um remanescente embriológico, sendo a variação anatômica mais comum do sistema venoso torácico. Resulta de uma falha na involução da veia cava superior esquerda durante o desenvolvimento embriológico.
A síndrome da veia cava inferior pode ocorrer presença de um trombo na veia ou por compressão por outra estrutura, podendo também ser por doença maligna. Algumas condições que contribuem são a existência de um cancro, a obesidade e a gravidez. Os sintomas costumam ser tensões baixas, batimentos rápidos do coração e inchaço da parte de baixo do corpo.
A obstrução parcial ou completa da veia cava superior geralmente ocorre no contexto de câncer (câncer do pulmão, câncer metastático, ou linfoma). Clinicamente, a obstrução pode levar a ingurgitamento das veias na cabeça e pescoço, e causar dispneia (falta de ar), tosse, dor torácica, e dificuldades na deglutição.
A perna é inervada pelo nervo tibial e pelo nervo fibular (peroneal) comum e seus ramos (superficial e profundo). Todos estes são ramos do nervo ciático (isquiático). O pé é inervado por ramos dos nervos plantares medial e lateral, ambos originários do nervo tibial. Aprenda mais sobre os nervos do membro inferior em baixo.
Síndrome da veia cava superior é um grupo de sintomas causados pelo bloqueio parcial da veia cava superior, uma veia grande que transporta o sangue da cabeça, pescoço, peito e braços para o coração. Na maioria dos casos, a síndrome é causada pelo câncer.
cava inferior forma-se pela confluência das duas v.v. ilíacas comuns, ao nível da quinta vértebra lombar e à direita da linha mediana (ou seja, ligeiramente abaixo e à direita da bifurcação da aorta). As v.v. ilíacas comuns, por sua vez, formam-se pela fusão das v.v. ilíaca externa e interna, de cada lado.
Veia Cava Inferior: a veia cava inferior é a maior veia do corpo, com diâmetro de cerca de 3,5 cm e é formada pelas duas veias ilíacas comuns que recolhem sangue da região pélvica e dos membros inferiores.
Pode ocorrer a obstrução/compressão das veias cava superior e inferior – as chamadas síndrome da veia cava inferior e síndrome da veia cava superior. Não são patologias frequentes.
Os diversos tecidos do corpo retiram oxigénio ao sangue. Assim, o sangue nestas veias tem pouco oxigénio. Assim, chega ao coração e é de novo bombeado para os pulmões para ser oxigenado.
A veia cava inferior é formada pela junção das veias ilíacas comuns ao nível da vértebra L5, imediatamente inferior à bifurcação da aorta abdominal. Ela então ascende na parede abdominal posterior, ficando à direita da aorta e dos corpos vertebrais de L3 a L5. Depois de passar através de uma fossa na superfície posterior do fígado, a veia cava inferior entra no tórax após atravessar o diafragma pelo forame da veia cava.
6. Onzi RR, Costa LF, Angnes RF, et al. Malformação de veia cava inferior e trombose venosa profunda: fator de risco de trombose venosa em jovens. Jornal Vascular Brasileiro.
A veia cava superior tem início posteriormente à borda inferior da 1ª cartilagem costal direita e desce verticalmente atrás do 2º e do 3º espaços intercostais para drenar no átrio direito, ao nível da 3ª cartilagem costal. Sua metade inferior se encontra coberta por pericárdio fibroso, que é perfurado pela veia cava superior ao nível da 2ª cartilagem costal.
As paredes abdominais são inervadas pelos nervos toracoabdominais (T7-T11), pelo nervo subcostal (T12) e pelos três ramos superiores do plexo lombar (L1-L4), sobre o qual falamos na secção do membro inferior. A inervação autonômica das vísceras abdominais vem dos níveis espinhais T5 a L2.
Confira 5 formas de se hidratar e evitar problemas de saúde
Água: A melhor maneira de hidratar o corpo é com a água. Só a água realiza tarefas e funções em nossas células que outros líquidos não são capazes de fazer. É de vital importante para a nossa saúde, pois mantêm o organismo em equilíbrio.
Hidratação: 7 maneiras de se hidratar além de beber água