A área é raspada e desinfetada previamente. A incisão é fechada com alguns pontos que podem ser aparentes ou não, a região é desinfetada novamente e, em pouco tempo, o cão acorda completamente e pode continuar a se recuperar em casa.
O cachorro castrado não tem a necessidade de marcar território e nem correr atrás de fêmeas, pois não disputará nada com nenhum outro macho e não conseguirá produzir filhotes com a fêmea, então o passeio se torna muito mais agradável para você e para seu cachorro.
Entre sete e dez dias após castrar cachorro, o ideal é evitar que o pet faça atividades intensas, como passeios, correr, subir e descer escadas e pular. Atividades em excesso podem causar dor, sangramentos e inchaços.
Tradicionalmente têm-se vindo a usar distintos materiais para conseguir a imobilização: emplastros, alumínio, talas simples de plástico, material termoplástico, fibra de vidro e resina. Também se usam ligaduras especiais (Robert Jones, ligaduras em oito) e tipóias (de Ehmer, 90/90, de Velpreau, de flexão do carpo).
Identifique a lesão Portanto, observe se seu cão ou gato apresenta qualquer comportamento diferente do habitual. Note se ele está mancando (evitando colocar a pata no chão), se está apático e pouco ativo, não tem apetite ou se sente dor e certo nervosismo quando você toca nele.
Consequentemente, o local fica inflamado. Nesses casos, será preciso limpar a ferida e usar uma pomada cicatrizante. O tratamento deve ser prescrito pelo médico-veterinário e costuma ser rápido. Assim, logo o gato mancando da pata traseira ou dianteira estará curado.
Aplique sobre a ferida Clorexidina, adequada para animais de estimação, seja como spray ou como gel. Envolva a ferida com gaze esterilizada e fixe a gaze com fita hipoalergênica. Realize este procedimento diariamente até que a ferida tenha sarado completamente, garantindo que seu gato volte a andar normalmente.
O preço da cirurgia muda de acordo com a espécie, o tamanho, o sexo e a técnica adotada, entre outros fatores. Na capital paulista, por exemplo, a castração de um gato macho pode custar de 120 a 800 reais; e a de uma fêmea, de 200 a mais de 1 mil reais.
Existe um comprimido oral que ajuda no tratamento e deve ser utilizado em conjunto com os antibióticos. Os curativos precisam ser trocados diariamente e é preciso mantê-los fechados para evitar nova contaminação. O animal deve ficar dentro de casa para evitar o contato com a mosca durante o tratamento.
A forma mais eficiente de se tratar as bicheiras é através da remoção de todas as larvas que se encontram na lesão. Para tanto, devem ser cortados os pelos ao redor da ferida e a área deve ser lavada com água limpa e sabão de coco. A seguir, aplica-se um produto para matar as larvas e facilitar sua remoção.