A câmera fotográfica é um equipamento capaz de projetar e armazenar uma imagem em um anteparo. Nos antigos equipamentos, onde um filme deve ser posto dentro da câmera, o anteparo utilizado é um filme fotossensível capaz de propiciar uma reação química entre os sais do filme e a luz que incide nele.
Toda maquina fotográfica tem um mesmo funcionamento básico: trata-se de uma câmara escura com um orifício. No lado oposto ao orifício é colocado o filme que contem uma substância química sensível a luz. ... Deixando o filme de lado agora vamos ao funcionamento da câmera.
Quando a lente era aberta, ocorria a passagem de luz, e a imagem ficava gravada nesse filme, denominado negativo. ... O funcionamento da máquina fotográfica digital para captar a imagem ocorre de forma semelhante: a luz proveniente do objeto é captada por um conjunto de lentes esféricas e projetada no fundo da câmera.
Diafragma: dentro da câmera contém uma abertura, um orifício, onde é instalada a lente. Por essa abertura passam os raios de luz que formam a imagem fotográfica. ... Lente: a lente concentra os raios de luz na direção exata para formar a imagem nítida do assunto sobre o filme.
Uma câmera fotográfica é feita de três elementos básicos: um elemento óptico (a lente), um elemento químico (o filme) e um elemento mecânico (o próprio corpo da câmera). Como veremos, o único segredo da fotografia é calibrar e combinar esses elementos de tal modo que eles registrem uma imagem real e reconhecível.
– Corpo da câmera: onde estão o sensor, o obturador, o visor e todos os encaixes (para objetivas, flash e cabos). – Objetiva: é, nada mais nada menos que, a alma da câmera fotográfica. ... – Obturador: é um dispositivo mecânico que controla a quantidade de luz que incide no sensor através de uma “cortina”.
Estas câmeras tinham o seguinte funcionamento:
A máquina fotográfica também é um instrumento óptico que se encaixa no termo instrumentos de projeção. Portanto, a máquina fotográfica é um instrumento de projeção que tem por finalidade captar e gravar a imagem real em um filme sensível à luz que incide sobre ele.
Como citado anteriormente, o daguerreótipo foi o primeiro equipamento fotográfico criado em escala comercial.
Você sabia? Em 1727, o anatomista alemão Johann Heinrich Schulze demonstrou que os sais de prata escureciam quando expostos à luz. Schulze não via muita utilidade prática para sua invenção na época, mas afirmou que sua descoberta ainda teria muitas aplicações.
Um dos pioneiros da fotografia no Brasil foi o pintor e naturalista francês radicado no Brasil, Antoine Hercules Romuald Florence. Florence, que chegou ao Brasil em 1824, estabeleceu-se em Campinas, onde realizou uma série de invenções e experimentos.
Oficialmente, porém, a fotografia chega ao Brasil em 1840, apenas um ano após a invenção do daguerreótipo na França. O abade francês Louis Compte fez demonstrações ao então jovem imperador Dom Pedro II, que fica maravilhado com o invento.
No último dia 19, a fotografia completou mais um aniversário. Oficialmente, desde o anúncio feito pelo governo francês sobre a invenção desta tecnologia, já se passaram 175 anos — porém, a história dessa forma de arte é bem mais antiga do que isso.
1826
Foi a partir dos anos 1970, à medida que a arte considerada efêmera começou a conquistar espaço nas galerias – como a land-art e as performances –, que as fotografias também conseguiram abrir seu caminho em espaços artísticos considerados mais institucionais.
A fotografia vem mudando o mundo desde que foi inventada. Graças a ela podemos conhecer lugares, pessoas e histórias com muito mais vivacidade do que quando dependíamos de quadros, relatos e da nossa imaginação. E a tecnologia amplifica o poder de comunicação através das imagens.
Revelação fotográfica é o processo de transformação da imagem latente registada no filme fotográfico em imagem visivel através de processo químico. A luz sensibiliza os cristais de prata contidos na emulsão fotográfica que sofrem alterações que resultarão em sua transformação em prata metálica.
A forma mais comum de se obter fotografias antigamente era: Após utilizar todas as poses do filme, se levava a uma loja especializada em revelação; Após o processo de revelação, no lugar do filme, eram entregues as fotografias impressas, além dos chamados negativos, que serviam para fazer outras cópias da mesma foto.
As primeiras fotografias eram difíceis de tirar, porque as câmeras eram grandes, pesadas e registravam as imagens em placas rígidas, não em filmes. ... A imagem era revelada em poucos minutos, assim que o filme era retirado da câmera.
Ou seja, não existia tela de LCD para você ver as fotos instantaneamente, nada de pixels também! Os responsáveis por formar a imagem eram os grãos de haleto de prata, e eram eles que davam todo o charme do granulado nas imagens antigas.
Os principais marcos da evolução da tecnologia fotográfica incluem o desenvolvimento do primeiro processo fotográfico, a heliografia, por Nicéphore Niépce em 1816; a criação do primeiro processo de impressão de fotografias coloridas por Louis Ducos du Hauron em 1868; a invenção do filme fotográfico por George Eastman ...