A anamnese inicia-se com o estabelecimento de uma relação de respeito e confiança com o paciente e sua família. Deve ser realizada, idealmente, em ambiente adequado e sem pressa. Em uma primeira consulta deve ser obtida a história completa do paciente e essas informações devem ser atualizadas a cada retorno.
O profissional costuma, entre outras coisas, indagar sobre a gestação e o histórico da família. Nas consultas seguintes, o roteiro sempre incluirá a verificação de peso, altura, imunização, alimentação e desenvolvimento neurológico. Até completar 1 ano de vida, o bebê deve voltar ao pediatra todos os meses.
O pediatra far-lhe-á diversas perguntas, como por exemplo: Levou o seu bebé a outro pediatra desde a última consulta? Se esse for o caso, qual foi o motivo da consulta? Qual foi o resultado?
O pediatra examinará a visão e a audição do seu filho (até esta altura, provavelmente o seu filho só terá feito exames aos ouvidos e aos olhos se você ou o pediatra tiverem suspeitado da existência de algum problema). Informe o pediatra se existem antecedentes familiares de problemas de visão ou de audição.
Provavelmente o seu activo filho terá pisaduras nas pernas e baterá com a cabeça. Mas deverá perguntar-lhe como é que fez alguns hematomas no corpo que não possam ser razoavelmente explicados. Se estiver preocupada com as lesões do seu filho, informe imediatamente o pediatra.
Consulta bebê 8 meses
A primeira consulta no pediatra deve ocorrer ainda na gestação de preferência à partir da 32º semana de gravidez. Não é fácil encontrar um pediatra ou qualquer que seja o especialista que te passe confiança logo de cara, por isso a procura e a escolha deve ocorrer antes mesmo do bebê ter nascido.
Oitava Consulta com o Pediatra – 7 meses de vida
A primeira consulta pediátrica normalmente ocorre quando o bebê ainda é recém-nascido, após sete a quinze dias da data de seu nascimento, de modo que fique alguns dias somente com a mãe em adaptação.
O preço médio no país da consulta médica com esse especialista varia entre R$190 a R$250 por atendimento. É importante ter em mente também que a consulta de urgência pode sair um pouco mais cara e, em muitos casos, o valor do atendimento não dá direito ao retorno da consulta.
A função do pediatra, muito mais do que tratar a doença, é acompanhar o desenvolvimento da criança. Por isso, as consultas, em geral, são mais demoradas e servem para os pais tirarem dúvidas e receberem orientações sobre alimentação, sono, vacinas, prevenção de doenças e acidentes, educação dos filhos etc.
Não é preciso tomar qualquer providência. No sétimo dia após o nascimento, o bebê não pode sair de casa, para não pegar o "mal-de-sete-dias". O "mal" são duas doenças que antigamente atingiam os bebês com freqüência, nos primeiros sete dias de vida.
Desse modo, seria prima-feira (primeiro dia da semana, o domingo), secunda-feira (segunda-feira) e assim por diante.
Bebé ou bebê, também designado por lactente, é a denominação clínica usada em Pediatria dada a todas as crianças desde o 28º dia após o nascimento até atingirem os 24 meses de idade. Até aos 28 dias de vida tem a designação de recém-nascido e a partir dos 2 anos a designação é de criança.
Não há um consenso quanto a partir de que semana é possível sair com o bebê - cada médico avaliará a condição de saúde do recém-nascido e da mãe - mas, em geral, a indicação é que isso seja feito a partir do segundo ou terceiro mês de vida.
O bebê não deve sair de casa no primeiro mês? Pode sair de casa, só não deve frequentar lugares com aglomeração de pessoas, como festas infantis, supermercados e shoppings. Desde que o tempo esteja bom, os passeios ao ar livre estão liberados também.
A partir do 3º mês O shopping está liberado, mas não no horário de pico. A partir do 4º mês Acompanhado dos pais, o bebê já pode entrar na piscina. Quando sair, seque-o bem e o enrole na toalha.
Durante as primeiras semanas, o bebê não estabelece nenhum tipo de rotina e, por isso, vai sentir fome de forma irregular, a qualquer hora do dia. Geralmente, os intervalos entre as mamadas variam de 1 a 3 horas nesses primeiros dias.
Amamentação, calor materno, toque, massagens com óleos vegetais, um bom ambiente de tranquilidade e sono. O banho é um momento sempre delicado nos primeiros dias da criança. Tudo o que você for precisar durante e logo após o banho deve estar perto da banheira, para não perder tempo e não resfriar o recém-nascido.
O recém-nascido consegue enxergar bem até uma distância de 15 a 20 cm desde os primeiros dias, por isso, quando ele está mamando ele consegue ver perfeitamente o rosto da mãe ainda que este esteja um pouco desfocado, ele é capaz de reconhecê-la.
Sonecas, mamadas e mais sonecas… A rotina do seu bebê não poderia ser mais doce. Agora que ele deixou o conforto do útero materno, só quer saber de dormir e mamar.
Os recém-nascidos começam a se alimentar lentamente durante os primeiros dois ou três dias de vida, consumindo entre 30 e 60 ml por mamada. Após os primeiros dias, a porção aumenta para 60 a 90 ml a cada 3 ou 4 horas. Se seu bebê dorme por mais de 4 horas, é recomendável acordá-lo para alimentá-lo novamente.
Cantar canções de ninar, dançar e bater palmas suaves são atividades muito bem-vindas, não só nessa fase, como também durante a gestação. Pendurar móbiles coloridos no berço do bebê também ajuda. As cores vibrantes são divertidas de se olhar e os entretêm. É prudente tomar cuidado para não estimulá-los em excesso.
Entretanto, de acordo com as sociedades americana e europeia de pediatria, se um recém-nascido tomar de três a quatro banhos por semana, já é o suficiente.
É preciso dar banho todos os dias? Não. Você não precisa dar banho todos os dias nos recém-nascidos. O banho diário, por sinal, é um hábito bem brasileiro que ajuda a manter a higiene e prevenir doenças, mas, no caso dos pequenos, a alta frequência não impacta na saúde.
Um único banho no horário mais quente do dia (no começo da tarde) é uma boa pedida, porque a criança não sentirá frio quando ficar sem roupa. A água quente (que deve ficar em torno de 36,5 a 37 graus) também aquece para enfrentar as temperaturas mais baixas a partir do fim da tarde.