Ela simboliza o grau elevado de proficiência na modalidade, e com o Taekwondo, isso não é diferente. Ao iniciar a prática de Taekwondo, o participante é considerado faixa branca (10º GUB), e deve utilizar essa cor em sua faixa amarrada na cintura. Dica: GUB é o nome dado às graduações de faixa.
Cada dan corresponde a uma graduação da faixa preta. Existem dez dans, em ordem crescente, onde o décimo Dan é vitalício e só uma pessoa pode possuir. Quanto maior o dan, maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte.
O taekwondo é uma arte marcial originalmente coreana, que teria surgido por volta do século VII d.C. A tradução que se faz do termo taekwondo é “caminho dos pés, das mãos e do espírito”, significado que revela a proposta de desenvolvimento integral do praticante, típica das artes marciais.
A origem deste esporte milenar está ligada à história da Coreia. No século 1 a.C., a península coreana era ocupada por três reinos rivais: Goguryeo, ao norte, Silla, no sudeste, e Baekje, a oeste. Para ensinar os jovens de Goguryeo a lutar sem armas, foram criadas técnicas como o taekkyeon./span>
Capacete, luvas, joelheiras e cotoveleiras são os principais equipamentos para estes esportes./span>