Antes de sua conversão, Paulo, então conhecido como Saulo, era um fariseu "observador da lei", que "intensamente perseguiu" os seguidores de Jesus. Alguns estudiosos afirmam que, segundo a Epístola aos Gálatas, Paulo era um zelota.
Apóstolo Paulo (5 - 67) foi um apóstolo de Cristo, um dos principais divulgadores da doutrina cristã. ... Apóstolo Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia, provavelmente no ano 5 da Era Cristã. Filho de judeus, que gozavam dos privilégios da cidadania romana, recebeu dois nomes: Saulo – hebreu e Paulo – romano.
(Avot 2:8) Este foi o tipo de treinamento que Paulo, então conhecido pelo seu nome hebraico, Saulo de Tarso, recebeu de Gamaliel.
Barnabé é um dos primeiros profetas e professores da igreja em Antioquia (Atos 13:1). ... Barnabé era natural de Chipre, onde possuía terras (Atos 4:36-37), que vendeu, doando o dinheiro para a igreja em Jerusalém. Quando Paulo regressou a Jerusalém, depois de sua conversão, Barnabé o levou até os apóstolos (Atos 9:27).
Após a sua conversão, Paulo foi para Damasco, onde os "Atos" afirmam que foi curado de sua cegueira e batizado por Ananias de Damasco. Paulo afirma em 2 Coríntios 11:32 que foi em Damasco que ele escapou por pouco da morte, indo em seguida primeiro para a Arábia e depois de volta para Damasco.
A estratégia pastoral de Paulo era bem definida. Pregava nas sinagogas, em casas e praças de grandes centros urbanos, que funcionavam como pólos irradiadores da mensagem. ... É a partir dessa primeira expedição que Paulo deixa de ser chamado pelo nome judeu Saulo – a mudança é narrada por Lucas no Ato dos Apóstolos, 13:9.
Paulo fez uma pregação e onde o casal acabou por ficar, o apóstolo dirigiu-se, por mar, para Cesareia da Palestina, de onde partiu para Jerusalém e, finalmente, regressou a Antioquia da Síria.
O Missionário é um pregador, é aquele indivíduo que exerce a pregação da sua fé. É aquele que se dedica a propagar uma idéia, um enviado, alguém que teve a incumbência de levar a Palavra de Deus, ou quando não há deslocamento geográfico, há um compromisso de exercer a vocação nos ambientes onde é solicitado.
Lídia, inscrita na lista dos santos católicos pelo cardeal César Barónio em 1607. Ela e os familiares da sua casa estavam entre os primeiros na Europa a aceitar o cristianismo, por volta de 50 EC, em resultado da actividade do apóstolo Paulo em Filipos.
Com Lídia aprendemos que o dinheiro pode ser nosso servo e Deus o nosso Senhor. Quarta lição: Lídia era sensível a voz do Senhor. Não estava naquele lugar por estar. ... Então Deus abriu-lhe o coração.
Sacerdote