A madeira é um dos materiais de construção mais usados no mundo. A sua versatilidade permite que ela seja aplicada em diferentes espaços e para as mais diversas finalidades. No entanto, quando é pensada para áreas externas, o ideal é optar por uma madeira resistente à água.
Para a escolha da madeira para deck, é preciso escolher por madeira com alta resistência a desgaste.
Uma maneira simples de saber se uma determinada madeira é resistente é verificando sua densidade. Quanto maior for a densidade da madeira, maior será o seu peso e, consequentemente, maior será sua resistência. Outros fatores, como a umidade, o tipo de madeira e a presença de nós também podem influenciar na resistência da madeira.
Entre os tipos de madeira, o carvalho é uma das mais conhecidas e amplamente utilizada em diferentes projetos, que vão desde pisos até móveis, já que a tonalidade de vermelho escuro possui muita personalidade e charme.
De fato, a madeira é um material que torna os espaços mais charmosos e aconchegantes. Ao decorar espaços externos ou úmidos, porém, a primeira coisa a se pensar é em relação à durabilidade do material. Nesse caso, a preferência deve ser por madeiras resistentes à água.
Inclusive por seu bom custo benefício, é o tipo de madeira mais utilizado na construção de casas. Outro ponto positivo do Pinus é a sustentabilidade, uma vez que é uma madeira de reflorestamento.
Não existe um tipo específico de madeira que seja considerado como sendo a mais resistente. Isso porque a resistência da madeira depende de diversos fatores, como a densidade, a umidade, o tipo de madeira e a presença de nós.
É uma das madeiras mais resistentes e sólidas, o carvalho é utilizado em móveis desde a idade média por conta da sua qualidade. Ele pode ser encontrado na tonalidade vermelha, com longa durabilidade e facilidade para ser trabalhada, ou em tons brancos, mais utilizadas para armazenagem de vinhos e whisky.
A itaúba é uma madeira que passa pela mudança de coloração, iniciando com tom de amarelo esverdeado ao ser cortada, e chegando a tonalidade parda depois de seca, podendo até chegar a um tom de castanho mais escuro.
Para oferecer este cuidado a mais para a madeira, os acabamentos com ceras, vernizes e óleos ou acabamentos à base de água são boas opções. Eles oferecem diferentes tipos de proteção, aumentando a durabilidade e dando um toque natural e decorativo à peça de madeira.
O jatobá é uma madeira nobre e bastante procurada no mercado por seu acabamento impecável e coloração que varia de vermelho-alaranjado a marrom-avermelhado, nuances que dão um tom mais quente a madeira.
A madeira ipê recebe esse nome da língua tupi que designa ipê como “casca dura”, uma característica que define esse tipo de madeira, que tem como uma de suas principais características a dureza.
Alguns dos acabamentos mais usados são ceras, óleos e vernizes. Eles oferecem diferentes tipos de proteção, como a impermeabilização, além de tornarem a madeira natural ainda mais bonita.
O jacarandá uma madeira de alta durabilidade e resistente ao ataque de cupins e fungos, além de apresentar acabamento impecável, o que torna a escolha bastante frequente em móveis de luxo.
As prateleiras de madeira costumam ser opções bastante frequentes, e nesse caso não é necessário usar madeiras nobres e caras, já que há outras opções que apresentam ótimo custo-benefício, como o Pinho e o Pinus.
A madeira aroeira é uma espécie bastante conhecida e tem como característica sua coloração levemente rosada, característica natural que adiciona personalidade às peças em que usam esse tipo de madeira.
É bastante resistente à intempéries, ou seja, locais com alta exposição às diferentes condições climáticas, e tem uma durabilidade excelente. A sua textura é fina, apesar disso, é bem dura.
A água em suas diferentes formas como chuva, respingos ou umidade, aceleram o processo de deterioração das madeiras e em alguns casos favorecem a proliferação de fungos e mofos.
Também permite o contato, sem danos, com água e o solo. Uma das vantagens é que o tratamento não muda as características da madeira: pode ser pintada, revestida ou receber cola.
Para executar o processo de impermeabilizar com o verniz, é preciso comprar o produto à base de óleo, pincéis e lixa de papel; Óleo: Também é comum encontrar opções de óleo para impermeabilizar a madeira. Os óleos de linhaça, tungue e noz são os mais utilizados para fazer esse procedimento.
Os vernizes são os produtos mais conhecidos quanto se trata de proteção de madeira. Além de realçá-la, eles são resistentes a impactos, calor, abrasão e água. Vernizes para madeira podem ser feitos à base de solventes ou de água. Este é similar ao primeiro, porém menos tóxico.
Para isso, existem algumas opções e a mais tradicional de todas é o verniz. Feito com solvente ou água, o verniz pode ter várias colorações e protege a madeira ao mesmo tempo que deixa uma ótima aparência. Outra opção para o isolamento de portas em áreas externas é o stain.
Para evitar ressecamento e rachaduras é preciso que portas (e janelas) de madeira sejam impermeabilizadas. Antes da pintura, deve-se lixar a porta por completo. Depois de limpar a superfície lixada, aplicar um selador para fechar os poros da madeira.
O stain é um produto chamado de impregnante, que entra nos veios da madeira e a protege contra umidade, cupins e fungos. É a solução preferida de arquitetos para janelas, portas e móveis de madeira que ficam expostas à chuva e sol.
Para esse processo, é possível lançar mão de diversos produtos, como os vernizes. Eles formam uma camada protetora sobre a porta de madeira para banheiro, além de possuírem acabamentos brilhante e acetinado que embelezam a superfície. A utilização de Stains também é indicada para a impermeabilização de madeiras.
As PORTAS DE MADEIRA MACIÇA são uma boa opção para banheiro, isso porque a madeira maciça tem maior resistência a ação da umidade e calor e ainda confere melhor isolamento acústico e térmico. A madeira maciça é um material que pode ser usado em todos os tipo de portas sendo ideais para os banheiros.
Todas as portas em vidro temperado quando tem o trilho inferior (de baixo), completo de ponta a ponta é necessário ter os furos do dreno que é exatamente para evitar que o trilho encha d'água e entre para dentro da residência.
Mãos a obra para renovar sua porta antiga!
Como recuperar móvel corroído por cupim
Dicas para recuperar portas de madeira após chuva
Com POXIPOL®, o reparo de diferentes objetos de madeira pode ocorrer em apenas alguns minutos. A cola epóxi, também conhecida como poliepóxido, é um excelente adesivo que apresenta características semelhantes às de uma solda metálica.
Esfregue uma lixa grossa sobre as partes da porta que estão ficando presas e que foram marcadas com um lápis. Lixe todas a áreas marcadas de acordo com o inchaço, reduzindo a porção aumentada da porta para que ela encaixe bem na moldura novamente. Evite lixar demais uma área, fazendo com que a porta pareça desnivelada.
Se a porta de madeira inchada não está encaixando corretamente na caixa mesmo após o lixamento, a melhor alternativa é retirá-la e ajustar as dobradiças para garantir uma melhor colocação do material em seu novo volume.
Conheça a Massa F12, que permite reparar madeira com ótimos resultados! A Massa F12 é um composto cremoso na cor de madeira, solúvel em água. Na prática, funciona como se fosse madeira em estado pastoso: você aplica, modela e depois de secar, pode lixar e fazer o acabamento como se fosse madeira comum.
Uma mistura de cola de madeira e serragem seria uma solução rápida para fazer reparos imperceptíveis em artigos de mobília já montados. Epóxi é o material mais indicado para se lidar com aberturas maiores, em especial em objetos e estruturas que fiquem em lugares abertos.
Repare partes danificadas: use massa corrida para madeira para corrigir partes danificadas, como buracos, superfícies lascadas e amassados. Lixe o móvel: lixe o móvel de maneira uniforme para remover sujeiras, tintas, resíduos, verniz e outros revestimentos antigos. Esse passo fará a nova tinta aderir mais facilmente.
Cola branca e pó de madeira Uma combinação de cola branca com pó de madeira pode ser a solução para consertar objetos de madeira que parecem deteriorados ou imperfeitos. Esta mistura cria uma massa espessa e viscosa que se adere com facilidade ao material, preenchendo sem dificuldades as pequenas gretas ou buracos.
Passo: Ponha o ferro quente sobre o pano ou papel-toalha. O calor vai fazer com que a água seja absorvida pela madeira e inflar a área amassada. Pronto! Seu móvel ou piso de madeira ficaram como novos!
Para evitar o surgimento dos defeitos na madeira, é necessário proteger o material contra condições de temperatura extremas e alta umidade durante todos os processos, incluindo transporte, armazenamento e instalação.
1 - Desmonte todas as seções soltas da cadeira e marque cada uma para facilitar remontagem. 2 - Com a grosa, raspe a cola velha das extremidades das peças. 3 - Raspe o interior de todos os orifícios de aderência. 4 - Aplique a cola nas extremidades limpas e volte a montar a cadeira.
A cola de poliuretano é um tipo de adesivo ativado pela umidade que produz uma espuma ao secar e proporciona uma fixação bastante resistente. Para a maioria dos projetos em madeira, os produtos Loctite Super Bonder Original e Loctite Durepoxi são a melhor escolha.
Para que esse 'faça você mesmo' funcione, você vai precisar de:
Como consertar as pernas quebradas de uma cadeira
O feltro é um acessório importante para proteger o piso de arranhões e outros danos. Eles são instalados nos pés dos móveis, garantindo a proteção de pisos e porcelanatos sempre que você desejar mudar essas peças ou outros itens de lugar.
No entanto, a melhor opção para soltar madeira colada com cola animal, em nossa opinião, é água quente. Ferva a água, aplique em pequenas quantidades na junção e aguarde a cola amolecer. Então é só trabalhar na desmontagem!