Para atualizar o SISAIH é necessário baixar a última versão da competência do arquivo no link: http://sihd.datasus.gov.br/versao/versao_sisaih01.php. Depois execute o arquivo e o sistema estará atualizado e pronto para a digitação da produção.
Para fazer a instalação do SIHD uma nova Regional ou um novo Município necessitam baixar primeiro uma versão do SIHD2 01.
Uma vez estando no país, esses estrangeiros, quando carecem de atendimento médico, e não dispondo de recursos para um tratamento particular, recorrem a unidades de saúde e hospitais públicos, que, sob pena de incorrer em omissão de socorro, lhes prestam atendimento.
Em cinco níveis: emergente – risco imediato à vida [vermelho], muito urgente – risco iminente à vida [laranja], urgente – potencial ameaça à vi- da/potencial evolução para sérias complicações [amarelo], pouco ou menos urgente [verde] e não urgente [azul] (Ministério da Saúde, 2002; Mackway-Jones, Marsden e Windle, 2006 ...
Sendo considerada uma emergência condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. ... Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.
Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte.
O novo método de classificação de risco no HSC conta com as cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul, utilizadas para orientar a prioridade do atendimento. O vermelho indica emergência, caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato e risco de morte.
A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
Confira a seguir algumas situações que inspiram um atendimento de emergência:
Disque 192: Ambulância Pública (SAMU) Chame uma ambulância pública para um atendimento de emergência. Você deve dizer: 1 – o que aconteceu com o paciente; 2 – o endereço e uma referência do lugar; 3 – informações do paciente, como nome, idade e sexo.
É necessário saber para qual ligar.