Em resumo, as considerações feitas por Cohen a respeito do conteúdo do bem comum dão suporte a um conceito substancial de vontade geral, isto é, a vontade geral pode assim ser definida como a vontade do corpo político que visa ao bem comum, o qual é distributivo e não agregativo, busca conformar os interesses ...
Rousseau entende a “vontade geral” como a vontade do corpo político que se assume arbitrariamente como intérprete da vontade do povo, na medida em que Rousseau considera a sociedade civil como uma pessoa e com atributos de uma personalidade ― tal como Hobbes ― que inclui o atributo da vontade.
Embora não seja simples e fácil essa distinção, a justificativa é que a vontade de todos pode corresponder a soma de interesses particulares e não necessariamente o interesse comum, o que contraria a ideia de vontade geral.
Soberania : é uma autoridade suprema; poder soberano. Inalienável : uma coisa que não pode se alienar, ou seja, intransferível. ... A vontade geral e a soberania são inalienáveis porque elas não podem ser transferidas para outras pessoas ou para alguém.
Para Rousseau, a "vontade geral" seria o que a sociedade, compreendida como um "corpo político", desejaria. ... Já sobre a propriedade privada, Rousseau era contrário, considerando que a propriedade privada era a causa dos abismos sociais, que, por sua vez, era a causa do sofrimento humano.
Resposta: O objetivo da criação do Estado para Locke é preservar a propriedade que já existe desde o estado de natureza, e para Rousseau é preservar a liberdade civil.
A reflexão sobre a justiça tem um conceito tão abstrato, pois refere-se a um estado ideal de interação social onde exista um equilíbrio, deve ser razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em um dado grupo social.
Jean-Jacques Rousseau transfere o conceito de soberania da pessoa do governante para todo o povo, entendido como corpo político ou sociedade de cidadãos. A soberania é inalienável e indivisível e deve ser exercida pela vontade geral, denominada por soberania popular.
Para Hobbes, o Estado encontra-se personificado na figura do soberano. Sua principal função é garantir o perfeito funcionamento da sociedade, evitando a qualquer custo uma guerra de todos contra todos. O homem deve renunciar de seu poder individual e cedê-lo para um único soberano.
A soberania no âmbito do direito internacional é o exercício da autoridade que reside num povo que se exerce por intermédio dos seus órgãos constitucionais representativos o direito do estado de intervir de forma pacífica na solução do conflito.
Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social. ... Segundo Rousseau, isso seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva.
A) Para Rousseau, a soberania é inalienável haja vista que ela não pode ser transferida do povo para o governante. Assim, o povo é súdito e soberano ao mesmo tempo, súdito porque obedece a lei e, soberano, pois quando obedece à lei, obedece a si próprio.
capitalismo , sim pois ele afirma o homem nasce bom a sociedade é o que o corrompe .
Resposta. capitalismo, sim pois ele afirma o homem nascer bom a sociedade é o que ocorompe.
Rousseau parte do pressuposto de que é impossível retornar ao estado de natureza. O homem em estado de natureza participa de uma condição sem lei nem moralidade. Só um contrato com seus semelhantes oferece as bases legítimas para uma vida em sociedade.
Rousseau era a favor do “contrato social”, forma de promover a justiça social que dá nome a sua principal obra. Apregoava que a propriedade privada gerava a desigualdade entre os homens. Segundo ele, os homens teriam sido corrompidos pela sociedade quando a soberania popular tinha acabado.
Com base no livro, é implícito que a pedagogia de Rousseau baseia-se no naturalismo no começo do processo educativo. A criança deve ser permitida a se desenvolver a partir de seus instintos naturais, e só depois ser inserida leituras e a educação convencional, cuidadosamente.
Para Rousseau, o princípio fundamental da boa educação é fomentar na criança o prazer de amar as ciências e seus métodos. ... Ele propunha uma educação que tomasse conhecimento do homem como essência e ao mesmo tempo ética, ou seja, um homem ideal para a sociedade que deveria integrar-se.
Para Rousseau a Desigualdade Natural é aquela que provem da própria natureza humana, ou seja, a idade, o sexo, a força, o corpo, a saúde, a alma etc. São fatores que são desiguais por natureza que nós não conseguimos modificar.