América do Sul
O Phaseolus vulgaris, também conhecido como feijoeiro-comum, é uma das 55 espécies pertencentes ao gênero Phaseolus, cujo centro de origem se deu nas Américas. O feijão-comum está entre os alimentos mais antigos do mundo. ...
Fabaceae
O feijão é uma planta da família das Leguminosas, cujas vagens e semente são dotadas de grande valor nutritivo. Há 1.
ervilha
Resposta. Porque o arroz e o trigo, possuí quase que as mesmas finalidades (função energética), por serem carboidratos, já o feijão possuí uma função mais proteica.
O Brasil é o maior produtor de feijão comum (Phaseolus vulgaris) do mundo. Os estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia são os principais produtores, o que corresponde a quase 50% da produção nacional.
autógama
Como fazer Coloque seu feijão sobre o algodão, coloque o copo em um local iluminado e não deixe o algodão secar. Vá colocando água sempre e aos pouquinhos. Em mais ou menos três dias a raiz começará a aparecer e um pouco mais tarde seu feijão vai começar a nascer.
A escala de desenvolvimento das plantas de feijão divide o ciclo biológico nas fases vegetativa e reprodutiva. Essas, por sua vez, são subdivididas em dez estádios. A fase vegetativa (V) é cons- tituída dos estádios V0, V1, V2, V3 e V4, e a reprodutiva (R) dos estádios R5, R6, R7, R8 e R9.
Uma semente leva uma média de 11 dias para germinar acima do solo, embora possa ser de três a 40 dias. As plantas tem então uma média de seis semanas para gerar flores, e devem produzir vagens menos de duas semanas após a fase de floração.
100 dias
três dias
lua crescente
Para isto, na semeadura, deve-se utilizar um disco de milho que permita a queda de 4 a 5 sementes por metro. Já para o feijão, o número de sementes por metro linear deve ser de 12 a 16, para uma densidade final de 10 a 12 plantas por metro.
Isso os torna compatíveis, já que você pode plantar as duas sementes ao mesmo tempo. ... O feijão e o milho são considerados "plantas companheiras", ou seja, que se beneficiam mutuamente enquanto crescem.
É possível usar outras plantas em consórcio com o milho, como a mandioca, a batata ou a soja. Como as plantas interagem nesse consórcio? O milho é a planta que domina o consórcio, gosta da luz direta sobre as suas folhas. O feijão é uma planta que vegeta bem sobre certo sombreamento.
O feijão pode ser semeado ao mesmo tempo com o milho, tanto na hora do plantio deste ou quando já estiver crescido. Além do feijão, podem ser consorciadas com milho outras leguminosas, tais como crotalária e mucuna anã. Esse tipo de consórcio produz significativo aporte de nitrogênio no solo.
No cultivo solteiro, semeia-se o feijão em fileiras espaçadas de 50 cm, com 14 a 15 sementes por metro. Se o espaçamento for mais estreito, 40 cm entre linhas, deve-se usar 10 a 12 sementes por metro. Para a semeadura em covas, usar 2 a 3 sementes/cova no espaçamento de 40 x 40 cm entre as covas.
“Cada 1kg plantado, me rendeu 60kg de feijão biofortificado” - BioFORT.