A cirurgia para tratamento da hérnia de disco, dorsal, lombar ou cervical, está indicada nos casos em que não houve melhora dos sintomas de dor e desconforto, mesmo com o tratamento à base de remédios e fisioterapia, ou quando há sinais de perda da força ou sensibilidade.
As cirurgias convencionais da coluna são geralmente de grande porte, com uma recuperação lenta e exigente até o retorno pleno das atividades diárias. Alguns procedimentos como as infiltrações e rizotomias têm uma recuperação mais simples, com repouso orientado conforme a necessidade, geralmente de 2-5 dias.
Posição. O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.
Para quem prefere ficar de lado, o travesseiro ideal deve acomodar bem o ombro e a cabeça. “Se optar por um travesseiro baixo, poderá́ causar uma inclinação lateral da cervical. Caso seja muito alto, acontece o contrário. O ideal para quem dorme de lado é ficar com a coluna reta”, diz a fisioterapeuta.