Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra. O período entre o nascimento e a morte varia bastante, de acordo com a espécie e diversos outros fatores, como a qualidade de vida.
O ciclo vital é o conjunto das fases da vida onde é suposto realizar-se uma série de transições e de superar uma série de provas e de crises. Os indivíduos passam por diferentes etapas do ciclo de vida: a infância, a juventude, a maturidade, a velhice. ...
O ciclo de vida é a série de mudanças pelas quais os indivíduos de uma mesma espécie passam desde o nascimento até a morte. ... O ciclo de vida da maioria dos insetos, como as borboletas, envolve um processo chamado metamorfose completa, que é dividida em quatro fases: ovo, larva, pupa e adulta.
→ Ciclo diplobionte Esse tipo de reprodução denomina-se alternância de gerações. Nesse ciclo, inicia-se a fusão de gametas haploides (n) para a produção de um zigoto (2n), que sofre, por sua vez, mitose, originando um adulto também diploide (2n).
substantivo masculino [Biologia] Organismo que tem células somáticas com número haplóide de cromossomos e somente o zigoto diplóide.
Ciclo Haplodiplobionte: Também conhecido como Alternância de gerações, é o ciclo onde há um adulto diplóide (2n) e um adulto haplóide (n). O adulto diplóide (2n) produz esporos (n) por meiose, por isso o chamamos de esporófito (produtor de esporos).
Tipos de ciclos de vida sexual: diplóide-dominante, haplóide-dominante e alternância de gerações.
Metagênese. Na metagênese, ocorre a alternância de gerações, ou seja, na reprodução há uma fase sexuada e uma fase assexuada. No exemplo dos Cnidários, temos a fase medusoide, medusas de vida livre, que possuem gametas que se fundem formando um zigoto.
Poliembrionia é o fenômeno em que se verifica a formação de vários embriões a partir de um único zigoto. A partir disso pode-se formar: ... Nesse caso do início do desenvolvimento embrionário ocorre a separação de células em dois ou mais grupos; cada grupo poderá se desenvolver e formar um novo indivíduo.
Nem todos os gêmeos são formados por poliembrionia: gêmeos bivitelinos são resultantes de poliovulação. Esta ocorre quando a fêmea libera mais de um óvulo durante a ovulação, estes sendo fecundados por espermatozoides distintos. Assim, os indivíduos são geneticamente diferentes.
- Poliembrionia: uma única célula-ovo dá origem a vários embriões. Ex.: gêmeos univitelinos. - Poliovulação: a fêmea libera mais de um óvulo, sendo estes fecundados em uma única gestação. Ex.: gêmeos bivitelinos.
Alguns casos especiais de reprodução: Partenogênese, pedogênese, poliembrionia e poliovulação.
Fenômeno de reprodução no qual ocorre a formação de vários embriões a partir de um único zigoto. Na espécie humana tem-se como exemplo a formação dos gêmeos univitelinos ou idênticos.
dos S. Resumo: A poliembrionia, como o próprio nome diz, refere-se à presença de mais de um embrião na semente, podendo variar de dois a algumas dezenas. Normalmente, apenas um dos embriões é de origem híbrida, sendo os demais apogâmicos, de origem nucelar, portanto, clonesda planta-mãe.
Um caso um pouco menos conhecido de reprodução especial é a partenogênese, que consiste no desenvolvimento do embrião a partir de óvulos não fecundados. É o caso dos zangões, algumas borboletas e pulgões.