crossorigin="anonymous">
A ligação química é a união de dois ou mais átomos de elementos iguais ou diferentes, que buscam perder, ganhar ou compartilhar elétrons para ficarem estáveis.
As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que se mantêm unidos via a denominada ligação iônica. Como exemplo tem-se o cloreto de sódio (NaCl). Compostos iônicos conduzem eletricidade no estado líquido ou dissolvidos, mas não quando sólidos.
Para identificar se uma ligação é covalente, iônica ou metálica basta visualizar os átomos que se ligam. Se forem ametais, a ligação é covalente; se for um metal e outro ametal, a ligação é iônica. Se todos forem metais, a ligação é metálica.
As ligações químicas entre dois átomos ocorrem quando a força de união entre eles é suficiente para dar origem a um agregado estável, ou seja, os átomos irão se ligar com o objetivo de completar a sua camada de valência e atingir a estabilidade.
iônica
Com relação à ligação covalente, é importante Page 7 saber que ligações duplas são mais fortes que simples e mais fracas que triplas. ... Uma ligação dupla é mais fraca do que duas vezes uma simples, assim como uma ligação tripla é bem mais fraca do que três vezes uma simples.
➢ Podemos mostrar que as ligações múltiplas são mais fortes do que as ligações simples; ➢ Quando o número de ligações entre os átomos aumenta, os átomos são mantidos mais próximos e mais firmemente unidos. Entalpia de ligação e comprimento de ligação, relembrando...
Existem alguns tipos diferentes de ligações covalentes, que serão detalhadas a seguir, utilizando-se a representação eletrônica de Lewis para facilitar o entendimento:
A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais. ... Assim, seguindo essa regra, os átomos dos elementos mencionados possuem a tendência de ganhar elétrons para alcançarem a estabilidade.
Ligação iônica é um dos três tipos de interação entre dois átomos (as outras ligações são a covalente e a metálica). Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio.