Harris-Benedict: P é peso, A é altura em centímetros e I idade em anos. Essa equação é mais indicada para praticantes de atividade fisicas, enfermos ou feridos. Costumo utilizar com pacientes ativos fisicamente que tem como objetivo aumento de peso e massa magra.
manter o peso (balanço calórico nulo –> VET = GEB)
Para os homens, podemos usar a fórmula: TMB = 66 + (13,8 x peso em kg.) + (5 x altura em cm) - (6,8 x idade em anos). Para as mulheres, usa-se a fórmula: TMB = 655 + (9,6 x peso em kg.) + (1,8 x altura em cm) - (4,7 x idade em anos).
O cálculo pode ser feito destas formas: identificando o gasto energético basal (GEB), que se trata da energia necessária para manter as atividades vitais, e o gasto energético total (GET), que é a soma do gasto anterior com a energia necessária para a realização de todas as atividades físicas do dia.
Cálculo por regra de bolso Para perda de peso se utiliza 20 a 25 kcal por quilo de peso do paciente (exemplo: Paciente de 50 kg o cálculo será kcal) ou 30 a 35 kcal por quilo de peso do paciente quando se deseja ganhar peso.
Fórmula simplificada amplamente utilizada que sugere o consumo diário de 20-25 kcal/kg para perder peso e 30-35 kcal/kg para ganhar peso. Esta regra não considera nível de atividade e nenhum protocolo de TMB e GET.
Para saber quantas calorias possui um alimento deve-se multiplicar a quantidade de carboidrato por 4, as gramas de proteína por 4 também e o total de gordura por 9.
Dependendo do tipo de atividade a ingestão recomendada de proteína pode variar de 1 a 2,4 g / kg de peso corporal por dia....
Ele é mais utilizado em UTIs e hospitais para se obter a quantidade exata da dose, uma vez que é mais utilizado em medicamentos injetáveis. Faz-se assim: é a raiz quadrada do peso multiplicado pela altura e dividido por 3600.
A ingestão de gordura deve estar entre 0,25-0,4 gramas por quilo de peso corporal. Assim, todas as calorias restantes são atribuídas aos carboidratos.
Você deve multiplicar o seu peso por um valor entre 0,88 e 1,32. Assim, se você pesa 64kg, deverá ingerir de 56 a 84 gramas de proteína por dia. Qualquer valor neste intervalo é válido.
Isso é o equivalente a 165g por dia. “E, de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário deve ser de 0,8 a 1,5g de proteína por quilo de peso, dependendo do objetivo de cada um”, explica Alessandra Luglio, nutricionista da clínica P4B, em São Paulo.
O processo de síntese proteica é determinante para hipertrofia muscular. O treinamento de força, e a ingestão de 1,6g de proteína/kg de peso/dia é suficiente para aumento da massa muscular e da força.
Iniciantes: 1 g por quilo de peso. Treino de resistência: 1,6 g por quilo de peso. Treino de hipertrofia: 2 g por quilo de peso.
Ou seja, são indispensáveis para a construção dos músculos! Para quem tem o objetivo de ganhar massa muscular, a recomendação de consumo diário de carboidratos é de 8 a 9 gramas por quilograma corporal. Já para hipertrofia máxima, superior a 9 gramas — o que deve ser feito sob orientação de um nutricionista, é claro!
A quantidade exata por dia que você deve ingerir é bastante relativa, mas é indicado que seja pelo menos 1,6g por quilo. Muita gente que busca maximizar o ganho de massa consome aproximadamente 2,2g/kg, porém, a indicação é não passar muito disso, pois há um limite de ingestão que o nosso organismo sintetiza.
Eliminado da dieta os carboidratos refinados pode-se manter entre 100 a 150g por dia de carboidratos saudáveis (batata, cenoura, legumes - raízes e tubérculos) para a manutenção de peso e menos de 100g/dia para perda. Abaixo de 50g ocorre a queima de gordura acelerada.
Os macronutrientes e a dieta pró-hipertrofia muscular Existem especialistas que defendem o consumo de 10 a 35% das calorias diárias vindas de proteínas, 45 a 65% de carboidratos e 20 a 35% de gorduras. Outros afirmam que a melhor proporção é 10 a 15% de proteínas, 55 a 75% de carboidratos e 15 a 30% de gorduras.
Exemplo de indivíduo com objetivo de hipertrofia muscular Vamos ao exemplo: um indivíduo de 75kg com 10% de gordura corporal, com objetivo de manter massa muscular, temos o seguinte calculo: 75kg x 50kcal = 3750 kcal ao dia.
Isso geralmente é indicado para uma pessoa de tamanho mediano, com atividade física baixa, no caso de homens, e atividade moderada, no caso de mulheres. Nessas condições, é necessário ingerir diariamente, em média: 60 g de proteínas, 60 g de lipídios (gordura), 310 g de carboidratos e 25 g de fibra alimentar.
Segundo Baye et al. (2009) antes dos treinamentos é ideal que se consuma de 1 a 2 gramas de carboidrato/kg de peso corporal. Após os treinamentos é recomendado o consumo de carboidratos entre 0,7 e 1,5g/kg de peso corporal (SBME, 2009).
O que comer antes de treinar
Lanches rápidos para consumir antes do treino