A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Ela atua como uma "chave", abrindo as "fechaduras" das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia.
O frasco fechado estocado em geladeira irá durar até a data de validade escrita no rótulo - lembre-se de nunca usar insulina com a data de validade vencida.
Oi Elza, a insulina que não foi aberta deverá ser conservada na geladeira, entre dois e oito graus Celsius. Após aberta, deverá ser utilizada em, no máximo, 30 dias.
Para evitar que a insulina congele, tome cuidado para que ela não encoste no fundo da geladeira. Uma vez congelada ela perde sua função. Para evitar que a insulina caia da geladeira e quebre, armazene em potes dentro da geladeira.
Já as insulinas em uso, podem ser mantidas na geladeira ou em temperatura ambiente (até 30 graus), em local fresco, ao abrigo da luz e de oscilações de temperatura. O local mais adequado para armazenar as insulinas em geladeira doméstica, são as prateleiras do meio para baixo, próxima ou na gaveta de verduras.
Quando o frasco, caneta ou refil estiver em uso (aberto), pode ser mantido em temperatura ambiente, desde que em temperaturas que não ultrapassem 30°C e que não fique exposto diretamente à luz solar. Quando abertos, também podem permanecer na geladeira entre 2°C e 8°C ¹.
Em caso de viagens, colocar os frascos de insulina em bolsa térmica ou caixa de isopor. Não precisa colocar gelo. Caso não tenha bolsa térmica ou isopor, leve o frasco em bolsa comum, junto a você, onde não receba a luz do sol, diretamente. Deve ser evitada a armazenagem em locais que não tenham geladeiras.
A enfermeira e Coordenadora do Departamento de Enfermagem da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Maria Gabriela Secco Cavicchioli, esclarece que desde que esteja em uso, a insulina pode ser armazenada fora da geladeira: “A insulina que está em uso pode ficar dentro ou fora da geladeira.
Como transportar os medicamentos biológicos Devem ser transportado em caixa de isopor ou bolsa térmica com Gelo Químico (reutilizável). O transporte na caixa de isopor deve acontecer com a caixa devidamente tampada, sugerimos fechar a caixa de isopor com uma fita adesiva para melhor vedação e manutenção da temperatura.
A regra é válida para xaropes, cremes, pomadas e spray. A Anvisa recomenda que os medicamentos em voos sejam acondicionados em embalagem plástica vedada e transparente e na caixa original.
A partir de agora, as apresentações de 5 mg e 10 mg do medicamento estão aprovadas pelo órgão para serem armazenadas fora da geladeira em temperaturas até 30°C por até 14 dias. Já a apresentação 15 mg do medicamento permanece com a indicação de armazenamento refrigerado, entre 2°C e 8°C.
Deve ser conservada sob refrigeração entre 2 e 8 °C, protegida da luz. Não congelar. ESTE MEDICAMENTO, DEPOIS DE RECONSTITUÍDO, DEVERÁ SER UTILIZADO EM NO MÁXIMO 28 DIAS (4 SEMANAS).
Cuidados de armazenamento: O produto deve ser conservado em geladeira (entre 2ºC e 8ºC) até a data do seu vencimento e protegido da luz. Após a reconstituição, o produto deve ser mantido sob refrigeração (entre 2ºC e 8ºC) e utilizado dentro de 7 dias.
Como regra geral, recomenda-se uma injeção subcutânea diariamente, administrada à noite. Recomenda-se alterar o local das aplicações a cada dia, para evitar lipoatrofia (atrofia do tecido adiposo). Alternativamente, Hormotrop® (somatropina) pode ser administrado por via intramuscular, três vezes por semana.
Com o dedo indicador envolver a parte superior da ampola (balão) e, com a ponta do dedo polegar, fazer apoio no estrangulamento. Puxar para trás. Utilize somente a quantidade recomendada de diluente bacteriostático ou água para injetáveis (1 mL - para Hormotrop® 4 UI, ou 2 mL - para Hormotrop® 12 UI).