Ele é o ritmo médio de um corredor em determinado trajeto, medido em minutos por quilômetro. Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância. Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro.
Em resumo: O pace ideal depende da distância proposta. ... Um exemplo é o corredor que corre 5km para 25 minutos (Pace de 5 minutos / km). Provavelmente ele tem potencial para correr 10km para 52 a 53 minutos (Pace de 5:10 a 5:15 minutos/ km).
Para os indivíduos que estão começando, correr a pace 6'. Já é considerado bom, pois está correndo a 10km/hr. Para os mais rapidinhos correm abaixo de pace 4', ou seja, corre a cima de 15km/hr.
O pace é ritmo médio de correr medido em minutos por quilômetro. Durante a corrida em alguns momentos, o atleta irá correr mais rápido, lugares planos ou declives por exemplos, e outras irá diminuir a velocidade, como em subidas.
Geralmente, a maior parte dos atletas da distância cruzam a linha de chegada em mais de 1 hora. Por isso, completar o percurso em 55 minutos (pace médio de 5:30/km) pode ser um bom desafio para sua performance.
5 dicas para melhorar o pace
Por exemplo: a uma velocidade média de 60 km/h, um automóvel percorreria 1 km em 1 minuto. Ora, se a distância de 60 quilômetros é percorrida em uma hora, 1/60 dessa distância é percorrida em 1/60 da hora.
Quando conseguir correr 1 km consistentemente, sem parar ou andar, tente aumentar a distância gradualmente para 1,5, 2 km ou 3 km....Faça exercícios aeróbicos de 20 minutos.
Existem evidências de que correr vigorosamente por mais que uma hora todos os dias pode aumentar as chances de ter doenças cardíacas e lesões. De maneira geral, os responsáveis pelo estudo recomendam correr duas vezes por semana, de 2 a 4 km por dia.
Não consegue correr muito tempo sem parar? Veja como evoluir no esporte
Dicas para melhorar a resistência
Antes de correr Um leve alongamento e movimentos de mobilidade articular (que lubrificam joelhos, quadris e tornozelos) preparam o corpo para a atividade, o que melhora o rendimento e evita lesões. “Não se alongue como se quisesse ganhar flexibilidade.
10 dicas essenciais para saber o que NÃO fazer antes de correr!
#1 Aquecimento Dinâmico
Sabe o que cai bem no período pós-corrida? Uma boa massagem. Alguns corredores recorrem a um banho de imersão no gelo logo após a corrida, para reduzir a dor e o desconforto físico. Para mim, a melhor coisa é um banho em sal de Epsom (sulfato de magnésio).
Por isso, depois da corrida, aposte em alimentos que contém minerais, vitaminas e antioxidantes, como cálcio, cloro, magnésio, potássio, sódio pois eles vão ajudar em sua recuperação, evitam o estresse oxidativo e a fadiga.
Não há necessidade de alongar antes ou depois, mas caso o corredor faça questão, é preciso tomar cuidado para não exagerar nos movimentos e estressar os músculos”, conclui Oliveira.
Manter-se bem hidratado durante a corrida é fundamental tanto durante o inverno quanto durante o longo e quente verão. E de fato, se você fizer algum tipo de exercício, beber água suficiente antes, durante e depois dos exercícios é vital para a prevenção de lesões e desempenho. Isso não deveria surpreendê-lo!
Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar. 10. Músculos: a corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.
A água gelada fecha 4 veias do coração e causa ataque cardíaco; Bebidas geladas são a principal causa de ataques cardíacos. A água gelada cria problemas no fígado; prende a gordura ao fígado. Muitas das pessoas que aguardam por um transplante de fígado, são vítimas da água gelada.
A água não tem qualquer relação com a história. Beber água gelada é gostoso, refresca e no calor, apenas recomendamos se a garganta está inflamada devido à ação de um vírus ou bactéria, a água gelada pode agravar a situação. Porém, ela em si não é o motivo do incômodo.