O tipo de telha que esquenta menos, quando se trata de isolamento térmico, são as telhas ecológicas, como a telha de fibra vegetal. Afinal, elas ajudam a manter a temperatura sempre agradável no interior da casa. Seu conforto térmico pode chegar a ser duas vezes maior que o das telhas de fibrocimento, por exemplo.
TELHA DE CONCRETO As telhas de concreto também apresentam baixo índice de condutividade térmica, sendo excelentes para deixar o ambiente mais fresco — isso é especialmente verdade para as telhas de cor clara, que são ainda mais eficientes.
As Telhas Termotec não conduzem calor para o ambiente, graças à matéria prima inovadora, o poliéster reforçado com fibra de vidro, são a melhor opção em conforto térmico e acústico disponível no mercado.
Internamente, uma solução interessante é cobrir a superfície do telhado com lã de rocha, placas de cortiça ou isopor. Quanto mais espessa essa superfície, maior a capacidade de isolamento térmico. Mas é importante saber que se o peso for muito, pode ser necessário um maior reforço ao apoio do telhado.
O telhado cerâmico – com estrutura de madeira e telha cerâmica – é o tipo de cobertura mais comum no Brasil – e não é por acaso! A telha cerâmica tem ótimo desempenho térmico e pode ser encontrada em diversos formatos, cores e estilos.
Utilize manta térmica no telhado Em dias muito quentes, as residências ficam mais abafadas devido ao aquecimento do telhado. Nesses casos, para diminuir essa sensação e refrescar a casa, uma boa dica é usar manta térmica no telhado, posicionada entre as madeiras e as telhas.
Uma delas é retirar as telhas e colocar uma manta térmica entre o madeiramento e as telhas. Essa manta pode ser encontrada em lojas de materiais de construção, madeireiras, e outras lojas similares. A manta tem dupla face de alumínio que evita a transmissão de calor do telhado para dentro do ambiente.
Então, acompanhe este post com 5 dicas infalíveis para combater o calor excessivo e garantir o frescor da sua casa em grande estilo!
A lã de vidro costuma ser mais utilizada por ser um isolante térmico mais leve, mas a lã de rocha é mais recomendada em projetos que exigem maior performance acústica e resistência ao fogo. A lã de pet é outro material semelhante usado como isolante térmico.
Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodos Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.
"Um objeto é branco porque reflete toda a luz que o atinge. O preto, em contraste, absorve tudo e não emite nada. No meio há toda uma gama de cores." Quanto mais escura é a roupa, conclui, mais calor absorverá e refletirá menos.
As cores escuras são as que têm maior capacidade de absorção, portanto, quanto mais próxima a roupa estiver da cor preta, mais calor você sentirá.
O vermelho é a frequência mais baixa da luz, e a violeta a mais alta. Ou seja: teoricamente, o vermelho é a cor que mais absorve calor, porque joga fora apenas a frequência mais baixa (menos quente), enquanto o violeta é a que menos absorve calor, pois joga fora a frequência mais alta (mais quente).
azul
Se você fizer a luz do Sol incidir sobre um CD, irá “partir” a luz do Sol, formando o seu espectro de cores: violeta, índigo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Se misturarmos estas cores, obtemos o branco. O Sol parece amarelo por causa da atmosfera da Terra.
O pico do comprimento de onda do Sol é de cerca de 550 nanômetros (bilionésimos de um metro, uma maneira comum de medir o comprimento de onda da luz). Este é amarelo-esverdeado. Assim, em um dia ensolarado, a cor que reflete mais luz será amarelo-esverdeada. Mas, por volta do pôr do sol, tudo isso muda.
branca
O que aconteceu com as temperaturas das latinhas e o que se pode concluir dessa nova observação? · Provavelmente vão perceber que a temperatura cai mais rapidamente na lata de preto que na lata de branco, ou seja, vão perceber que a cor preta que absorve calor mais rapidamente e perde calor mais rápido também.