Além disso, a ingestão de alimentos em grande quantidade, com alto teor calórico, associada a atividade física insuficiente, colabora para um quadro de obesidade. Alterações psicológicas, fatores ambientais, econômicos, culturais, sociais e algumas doenças hormonais também estão entre as causas.
A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura.
Quais as principais consequências da Obesidade Mórbida? A obesidade pode desencadear diversas outras doenças graves. Entre elas, encontramos o Diabetes Mellitus, problemas cardíacos e nas articulações, apneia do sono, trombose, infertilidade e câncer.
Obesidade: causas, sintomas, tipos, tratamento e como se prevenir
O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
E66 - Obesidade