Casca de banana As cascas de banana têm muito potássio, assim como a fruta. Por isso, é um ótimo adubo orgânico. Triture as cascas, fazendo uma massa. Depois, é só enterrar ao redor de cada planta.
Os macronutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, o magnésio e o enxofre.
Da mesma forma, cascas de frutas como a banana, rica em potássio, podem ser utilizadas para nutrir as plantas. Basta cortar bem miudinhas e misturar ao solo. Cascas de vegetais como cenoura, batata e abóbora são ricas em vitaminas E e, quando misturadas à terra, podem auxiliar no crescimento saudável das plantas.
12 alimentos que podem virar adubo
Faça vários furos de drenagem no fundo de um dos potes de sorvete, cubra com terra e adicione as cascas de legumes, verduras, folhas secas, restos de comida já triturados. Em seguida, cubra todas as cascas com terra, tampe e pronto.
Como Adubar Plantas
Para manter o estoque de nutrientes sempre alto, devemos realizar a adubação pelo menos uma vez por mês, preferencialmente depois que as plantas já forem adultas. Assim como as pessoas, as plantas também têm sistema imunológico. Sempre que elas estão bem nutridas e saudáveis, a imunidade aumenta e a resistência também.
Para plantas de folhas decíduas, que perdem sua folhagem no outono, a melhor época de adubar é quando notar que a planta sai da dormência e começa a modificar os brotos para flores e folhas. Isto irá variar conforme a região. Então observe a planta periodicamente. Não existe um mês certo.
Para adubar as plantas você pode tanto misturar farinha de osso ao húmus quanto colocá-la por cima do solo e regar bem. Normalmente coloca-se uma colher de sopa de farinha de osso e uma colher de sopa de cinzas em vasos médios. Esse adubo é forte e ótimo para as espécies floríferas e frutíferas.
O recomendado é nas primeiras horas do dia quando o sol ainda não está forte, para que não queime. Lembrando também que deve ser aplicado preferencialmente nas raízes.
Aposte no adubo NPK que pode ser diluído na água usada para as regas, a chamada fertirrigação. Outra opção são os adubos orgânicos de origem animal, como esterco de aves. Para fazer a adubação radicular, coloque a mistura na base dos caules da planta e regue.
Como fazer a compostagem de maneira adequada
NPK é a sigla para Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), os três principais nutrientes para a vida das plantas, também chamados de macronutrientes. É justamente pela sua importância para qualquer tipo de vegetal que esses três elementos são os mais comuns na maioria dos fertilizantes.