Xangô
Xangô é um orixá que tem o controle sobre os raios e trovões e que também expele fogo pela boca. Ele aparece com um machado de duas faces em virtude de sua inclinação guerreira. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.
No sincretismo religioso (fusão de elementos culturais diferentes), Xangô corresponde aos santos católicos São Jerônimo, Santa Bárbara, Santo Antônio e São João Batista. ... Para driblar a vigilância dos seus opressores, eles davam a seus orixás nomes de santos do catolicismo, religião dos colonizadores do Brasil.
Xangô é a divindade da justiça, dos raios e do trovão. Representado pelo elemento fogo e pelas cores marrom e vermelho, ele também simboliza o equilíbrio e as realizações. Rei da cidade de Oyó, o orixá justiceiro castiga os mentirosos, os ladrões e nada fica impune aos seus olhos.
Atribui-se ao tipo Xangô um físico forte, mas com certa quantidade de gordura e uma discreta tendência para a obesidade, que se ode manifestar menos ou mais claramente de acordo com os Ajuntós (segundo e terceiro Orixá de uma pessoa). ... A mulher que é filha de Xangô, pode ter forte tendência à falta de elegância.