Elas servem para situar o leitor no contexto teórico do trabalho, parafraseando ou transcrevendo literalmente o texto da referência. As citações servem também para esclarecimento, sustentação ou ilustração do assunto. É recomendado que a citação siga exatamente as características do original.
É a menção, em um texto, de informação extraída de outra fonte (material e/ou documento) com o objetivo de esclarecer, reforçar ou ilustrar o que se diz.
Uma referência bibliográfica apresenta os detalhes da publicação, de forma a permitir uma identificação inequívoca daquele documento. ... Os dados a incluir variam de acordo com o tipo de publicação: uma referência bibliográfica de um livro é diferente daquela que se faz para um artigo de revista científica ou uma patente.
As citações e referências enriquecem a produção textual, fornecem ao leitor, outras informações que estão relacionadas à pesquisa, e, que podem ser consultadas como complemento da informação. Permitindo também que o leitor possa buscar na fonte original aquele determinado trecho do trabalho.
As citações e referências permitem uma melhor compreensão, porque também faz parte dos resultados da pesquisa, pois facilita a identificação e o acesso às fontes e, portanto, sua localização, validação e reutilização, pois permite reconhecer a autoria de seus criadores.
O diálogo com outros autores torna-se imprescindível, pois na elaboração do texto cientifico serão feitas analises de conjecturas fundamentadas, ou seja, é cogente a existência do diálogo com outros autores pois na preparação do texto cientifico será escrito determinado argumento abordado por outro autor.
O texto deve conter diálogos com outros autores, pois ao escrever sobre um tema, ele provavelmente já tenha sido argumentado. por outros autores que se basearam em alguns trabalhos ou projetos, sendo assim, é de extrema importância as citações e referências do tema.
Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo.
É possível destacar que para desenvolver um texto científico, "o pesquisador precisará estabelecer um diálogo com outros autores, visto que o conhecimento é uma construção que exige a busca pelo que já está produzido. ... texto, e não de uma atitude à revelia do autor, transformando seu texto em uma "colcha de retalhos".
Porque quando nossa graduação e reconhecimento científico não possuem destacado reconhecimento acadêmico ou no campo de pesquisas, precisamos embasar nossas teses em estudos já realizados por autores como tais características, de forma que o texto tenha fluência e interligações entre os assuntos abordados pelos autores ...