atmosfera terrestre
Atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra, é composta por gases como oxigênio, hidrogênio e gás carbônico. É dividida em camadas e garante a sobrevivência no planeta.
A atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra. O ar, por sua vez, é uma mistura de gases, constituída de 78% de gás nitrogênio, 21 % de gás de oxigênio, 0,03 de gás carbônico e o restante de outros gases.
Além de garantir os gases necessários para a manutenção da vida no Planeta, a atmosfera terrestre é responsável por uma série de funções que protegem a superfície terrestre, como a manutenção da temperatura média, defesa contra o ataque de meteoritos e bloqueio dos raios ultravioleta.
Componentes constantes do ar Atmosfera terrestre. Foto: NASA. Nitrogênio – 78% do ar atmosférico são compostos pelo gás nitrogênio (N2), sendo, portanto, o componente mais abundante do ar.
Troposfera: é a camada mais próxima da crosta terrestre. Nela, encontra-se o ar usado na respiração de plantas e animais. Ela é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera, Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico.
Os fatores atmosféricos que favorecem a existência de vida são a riqueza em oxigênio e em vapor de água, além de uma boa capacidade de retenção de calor.
Resposta. - Concentra cerca de ¾ dos gases presentes na atmosfera terrestre e quase a totalidade do vapor de água. - Nesta camada ocorrem os fenômenos climáticos (chuva, geada, vento, neve, furacões entre outros).
Resposta. Explicação: Proteger a biosfera da radiação ultravioleta proveniente do sol.
A atmosfera terrestre é composta principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio. ... A atmosfera da terrestre protege a vida na terra absorvendo a radiação ultravioleta solar, aquecendo a superfície meio da retenção de calor e reduzindo os extremos de temperatura entre o dia e a noite.
Se não houvesse atmosfera, não existiria o oxigênio na forma que ele é, no ar. Nós simplesmente não iriamos respirar e também não existiria a pressão necessária para manter nossos órgãos e tecidos fixados onde eles estão, então nossos átomos se espalhariam pelo espaço livre, assim como qualquer outra matéria existente.
Resposta. se nao houvesse atmosfera, nao existiria o oxigenio na forma que ele eh, no ar. nos simplesmente nao respirariamos e tambem nao existiria a pressao necessaria pra manter nossos orgaos e tecidos fixados onde eles estao, entao nossos atomos se espalhariam pelo espaço livre, assim como qualquer materia existente ...
Em ausência de atmosfera o céu mostra-se negro, e nele destacam-se nitidamente as estrelas e demais astros.
Se não houvesse a proteção do efeito estufa, os raios solares que aquecem a Terra seriam refletidos para o espaço sideral e o planeta perderia calor.
Esta propriedade é conhecida como efeito estufa. Graças a ela, a temperatura média da superfície do planeta mantém-se em cerca de 15°C. Sem o efeito estufa , a temperatura média da Terra seria de 18°C abaixo de zero, ou seja, ele é responsável por um aumento de 33°C.
A camada de ozônio protege a vida na Terra. Ela filtra os raios UVs que chegam até aqui. Sem essa camada protetora a vida no planeta seria dizimada.
Como ocorre a destruição da Camada de Ozônio? ... Quando sobem para a estratosfera, os gases sofrem a ação da radiação ultravioleta liberando radicais livres que reagem com as moléculas de ozônio, formando uma molécula de oxigênio (O2) e uma molécula de óxido de cloro (CIO), provocando a destruição do O3.