Tipo de aterramento TT com neutro aterrado Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.
Do quadro de força sairão, portanto, 2 fios (bitola 6 milímetros quadrados) diretos para o chuveiro, além do fio terra, também de 6 milímetros quadrados.
Se o seu condutor for de 6mm², o condutor de aterramento deverá ter a mesma seção - Basta verificar a tabela 58. Se o cabo da minha edificação for de 120mm², entro no terceiro item da tabela 58, porém não existe condutor de 60mm² de cabo de cobre no mercado.
Solte o grampo da haste de aterramento. Insira só o fio condutor. Coloque o grampo novamente e fixe-o. Para conectar a barra de terra ao quadro elétrico do sistema, fure um buraco acima da barra.
O tanque, no caso aí, você, como ele não tem, você pode comprar um cabo PP desse aqui, ó, de três vias, né, e aí três cabos e aí você pode ligar a fase e o neutro, a fase fase, se for duzentos e vinte mil e o cabo verde, destinar pro aterramento.
Fios É absolutamente impossível economizar em fios. Com base na potência média de uma máquina de lavar automática, você precisará de um fio de cobre com três condutores com uma seção transversal de 2-3 mm e um isolamento de alta qualidade.
Fique atento nessas dicas:
Nos casos de choques domésticos com máquinas de lavar, o gerente de segurança do trabalho da Copel Distribuição, Alessandro Massei da Rosa, alerta que muitas vezes o problema está na fiação da casa ou na sobrecarga do sistema. ... A indicação é sempre desligar o aparelho para mudar a posição inverno-verão”, informa.
O choque elétrico (AO 1945: choque eléctrico) é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, podendo também causar queimaduras, parada cardíaca ou até mesmo a morte.
A gravidade das consequências varia de acordo com o fluxo de corrente elétrica. Então, quanto menor a voltagem da corrente e mais rápido a pessoa for socorrida, mais brandas podem ser as sequelas. Algumas delas são náuseas, queimaduras, tonturas, alteração do batimento cardíaco, formigamento e ardência.
Apesar da morte por eletrocussão poder ocorrer nos hospitais, morrer de choque refere-se à morte por choque séptico, que nada tem a ver com energia elétrica. «Sepse» é o nome do processo inflamatório que pode acontecer quando o indivíduo está hospitalizado, seja por ter uma doença séria ou por ter sofrido um acidente.
Quando uma pessoa sofre um choque elétrico as consequências podem ser: queimaduras, Contrações Musculares e do Sistema Nervoso e, dependendo da intensidade do choque, poderão ser afetados órgãos vitais como Coração e Pulmão, que podem levar a pessoa à morte.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.