Fat = μe. Em que μe é o coeficiente de atrito estático entre as superfícies. A unidade de medida da força de atrito no Sistema Internacional é o Newton. Já os coeficientes de atrito estático e cinético são adimensionais, ou seja, são números puros que não possuem unidade de medida.
Força de atrito: fórmula Onde: Fat é a força de atrito (com unidade de medida em Newton); μ é o coeficiente de atrito (sem unidade de medida); N é a força normal (com unidade de medida em Newton).
No momento em que o objeto está parado, o número que representa a maior ou menor dificuldade imposta pela superfície ao movimento é denominado de coeficiente de atrito estático. Para representá-lo, normalmente se utiliza o símbolo μE.
O coeficiente de deslizamento, também conhecido como coeficiente de patinagem, é definido pela Equação 1. É diretamente responsável pela redução da velocidade de deslocamento do trator, e consequentemente, tem influência significativa na perda de potência na barra de tração.
Todas as grandezas físicas podem ser classificadas em dois tipos: as grandezas escalares e as vetoriais. A diferença mais básica entre esses dois tipos de grandezas é que as escalares podem ser representadas de forma satisfatória por intermédio apenas do número e de uma unidade de medida.
Quando caminhamos, empurramos o chão para trás e o atrito existente entre nossos pés e a superfície é o responsável por nos impulsionar para frente. Ao esfregar as mãos, pode-se sentir calor por causa do atrito gerado com o movimento.
Quando dois materiais de composição diferente são atritados, um irá perder elétrons para o outro. A esse processo dá-se o nome de eletrização por atrito. Os processos de eletrização consistem em gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons de um corpo qualquer.
Para calcular a força do atrito dinâmico, utiliza-se a expressão: Fatd = μd. N, donde μd corresponde ao coeficiente do atrito dinâmico e N, a força normal.